Crítica de Fernando Melo: dez vinhos originais para conhecer neste verão

(Fotografia: jisoo kim/Unsplash)
O que é um vinho original, quando todos os caminhos parecem ter já sido percorridos?

Estamos em plenos santos populares, o mesmo é dizer que entrámos na silly season, das refeições ao ar livre com muitos amigos e família à volta da mesa. Vamos de qualquer forma um pouco contra a corrente e sugerimos nada mais nada menos que dez grandes vinhos. Vinhos que contam estórias e nos falam de proveniência e intencionalidade, que são as duas formas mais eficazes de fixar os predicados de cada um. Boas provas!

Bons Ares Douro rosé 2021 (13%) | Adriano Ramos Pinto

Cabernet Sauvignon (60%),Tinta Barroca (30%) e Touriga Nacional (10%). Uvas da vinha dos Bons Ares, afloramento granítico a 600m. Quinta de porte majestático, quase torreão nascente do vale vinhateiro do Douro, numa das suas baias mais belas. Impressionam o vigor e o corte do vinho, bem para lá da fruta e das flores primários que normalmente encontramos.

Preço: 14 euros | Classificação: 17

Quinta do Tamariz Garrafeira Verdes branco 2018 (13%) | Quinta Santa Maria

Alvarinho e Arinto. Fermentação por castas. Estágio de seis meses nas borras finas. Alvarinho estagiou 18 meses em barricas usadas de carvalho francês, Arinto apenas em inox. Está aqui um vinho pronto para consumir mas que vale a pena guardar por uma ou duas décadas em cave. Assim nós conseguíssemos resistir à tentação de o beber! Um vinho-tese que é fundamental conhecer.

Preço: 25 euros | Classificação: 17,5

Santa Vitória Verdelho Alentejo branco 2021 (12,5%) | Casa Santa Vitória

100% Verdelho. Esperamos sempre vanguarda dos vinhos desta casa, mas nada nos podia preparar para a aptidão gastronómica deste estreme Verdelho. Começa por renunciar às vezeiras notas de vagens verdes da casta que aqui deixam de ser dominantes, para instalar frescura e equilíbrio em todas as fases da prova. Excepcional aptidão para sushi.

Preço: 10,50 euros | Classificação: 16,5

Pata d’Urso Douro Castas Autóctones branco 2020 (13%) | Quinta da Furada

Vinha velha da propriedade. Mistura de castas, vinificação conjunta. Estágio de nove meses em barricas de carvalho francês. É a edição mais recente deste autêntico field blend, marcado pela forte mineralidade e por um notável desempenho em boca. Vai muito bem com peixe grelhado nas brasas, e não se faz rogado perante contenda maior. Experimente-o com tripas à moda do Porto.

Preço: 22 euros | Classificação: 17,5

Conde d’Ervideira Gouveio Alentejo branco 2020 (13%) | Ervideira

100% Gouveio. Vinho prodigioso, feito por mãos igualmente prodigiosas. Frescura a toda a prova, evocativa dos brancos marítimos de várzea, com as mesmas evocações salinas. Ao mesmo tempo, é copioso na fruta e força, pouco vista e explorada nestas latitudes alentejanas. Merece guarda prolongada, pois tem muito ainda para dar.

Preço: 30 euros | Classificação: 18

Poças Fora da Série Vinho da Roga Douro tinto 2020 (12%) | Manoel Poças Júnior

Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. A enologia brilhante e criativa de André Barbosa tem-nos dado grandes alegrias e este vinho não foge à regra. Uvas no ponto ideal de maturação fenólica, extracção muito contida e muito rendimento de sabor. Acompanha bem a panóplia petisqueira da tradição portuguesa e gosta particularmente de polvo, em filetes ou arroz.

Preço: 19,50 euros | Classificação: 17

H.O Sousão Douro tinto 2018 (14%) | Menin Douro Estates

100% Sousão, vinha a 300m. Este projecto passou de mãos há pouco tempo e já está a mostrar os seus trunfos. A inteligência de recrutar como consultor Tiago Alves de Sousa resultou de forma orgânica e natural em encontrar novos ângulos e abordagens ao Douro que ele tão bem conhece. Taninos muito finos e inquebráveis, macio e equilibrado, é vinho para cumprir bem com uma vitela assada no forno.

Preço: 23 euros | Classificação: 18,5

Palácio dos Távoras Alicante Bouschet Trás-os-Montes tinto 2018 (15%) | Costa Boal

100% Alicante Bouschet, vinhas velhas. Estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho francês. O produtor António Boal e o enólogo Paulo Nunes são a dupla do momento, de que muito se pode esperar. Este estreme de Alicante Bouschet revela uma faceta desconhecida dos vinhos de Trás-os-Montes, com uma frescura exuberante e muito sabor. Excelente com posta grelhada.

Preço: 35 euros | Classificação: 18,5

Encosta das Perdizes Assinatura Alentejo tinto 2015 | Internacional Vinhos

Aragonês, Trincadeira e Alicante Bouschet. Fermentação em inox, transformação maloláctica em barricas de carvalho francês. Estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Ambiente a um tempo balsâmico e fresco, evocativo dos clássicos alentejanos de que temos boa memória, enologia brilhante e sábia de Paulo Laureano. Tudo moderno e clássico neste vinho.

Preço: 22 euros | Classificação: 18

Milmat Reserva Alentejo tinto 2019 (15%) | Mainova

Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Baga, solos de xisto e granito. Estágio de 24 meses em barricas de carvalho francês. O considerável grau alcoólico deste vinho impressionante não permite antever o belíssimo equilíbrio nem a frescura que contém. Taninos finos, estrutura bem urdida e forte longevidade. Um vinho cheio de futuro e que irá bem com ensopado de borrego.

Preço: 21,50 | Classificação: 17




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend