Dez espumantes para ajudar a dar as boas-vindas a 2022

O crítico Fernando Melo sugere dez espumantes para entrar no novo ano. (Fotografia: DR)
O ano está a chegar ao fim e as festas intensificam-se ao redor da mesa e a melhor forma de preparar o caminho para um grande ano que acreditamos aproximar-se é servir grandes vinhos. Propomos-lhe uma selecção inédita de espumantes, com os olhos postos no luxo acessível, mostrando como festa rija não tem de implicar gastos exagerados. Pede sim a diferença, para puxar um Ano Novo bem diferentes. Boas festas! Bom ano!

# Marquês de Marialva Baga Blanc de Noirs Cuvée Bruto Espumante Bairrada branco 2014 (12,5%)
Adega de Cantanhede
100% Baga.Aprovei-tamento de apenas 30% do mosto- -flor. Mínimo de 30 meses de estágio em cave sobre as borras finas. Cor salmão ligeira. Complexidade notável, orientado para a grande mesa portuguesa, num ecletismo raro e que vale a pena acarinhar. Faisão estufado à portuguesa, leitão assado à Bairrada e pato assado com laranja estão entre as harmonizações favoritas.
Preço: 27 euros
Classificação Evasões: 19

 

# Íssimo Blanc de Noirs Baga-Bairrada branco 2016 (12%)
Caves Arcos do Rei
100%Baga. Ligeiramente nacarado, a transmitir um pouco da sua história na vinificação. Na boca é muito sério e austero, e ao mesmo tempo de uma grande leveza. É um dos casos em em que bebemos mas não sentimos o líquido, apenas a mousse incrivelmente fina. Tudo o que tem gemas cruas vai gostar da companhia deste vinho, o que inclui desde os simples ovos benedict à complexa doçaria conventual.
Preço: 12 euros
Classificação Evasões: 18

 

# Pai Abel Bairrada Espumante Bruto Natural branco 2016 (13%)
Quinta das Bágeira
Bical (80%), Chardonnay (15%) e Cercial (5%). Fermentação espontânea em barricas usadas de carvalho. Estágio de 4 anos em cave, dégorgement em Maio de 2021. Não tem qualquer adição de açúcar. Está no quadro dos grandes espumantes do mundo, bolha muito fino, mousse ligada a transmitir um contínuo de sensações de boa. Excelente poder de resolução. Final seco e firme.
Preço: 61,50 euros
Classificação Evasões: 18,5

 

# Casa de Santar Vinha dos Amores Dão Espumante branco 2015 (13%)
Global Wines
100% Touriga Nacional. Produção pelo método clássico. Estágio de 60 meses em cave e 3 meses em garrafa. Mostra as tonalidades nacaradas típicas de um blanc de noirs e aromas de bagas de arbusto, a criar um ambiente de prova exótico. Osvaldo Amado está entre os grandes criadores de espumantes em Portugal e este não é excepção. Excelente com carnes assadas no forno.
Preço: 19 euros
Classificação Evasões: 18

 

# Pontas Soltas Espumante Douro branco 2017 (10%)
Quinta da Barca
100% Tinta Francisca. É a terceira edição deste já icónico espumante duriense, tanto por ser produzido a partir da casta Tinta Francisca em estreme como pela localização da vinha na encosta escarpada do Douro quando este já pressente o seu termo. Apresenta como factores inéditos a forte tensão em boca e a frescura pronunciada que traz. Belíssimo para a mesa do fumeiro e pratos de tacho.
Preço: 39,5 euros
Classificação Evasões: 18

 

# Vértice Millésimé Espumante do Douro branco 2014 (12%)
Caves Transmontanas
Gouveio, Malvasia Fina, Rabigato, Viosinho e Touriga Franca. Solos graníticos no planalto de Alijó (550m). 60 meses de estágio, dégorgement em Nov’15. A ciência enológica e a experiência de Celso Pereira aqui num pináculo de sabor e exotismo, orientado para a grande guarda e desafios maiores à mesa. A base é patrimonialmente Douro, o conjunto de castas não engana. É um dos grandes espumantes de Portugal.
Preço: 25 euros
Classificação Evasões: 18,5

 

# Miogo Extra Bruto Reserva Espumante Verdes branco 2017 (12,5%)
Vinhos Norte
Loureiro (60%) e Arinto (40%). O vinho base estagiou nas borras finas cerca de um ano, a segunda fermentação aconteceu em garrafa e estagiou depois disso cerca de um ano. Dégorgement em Outubro de 2019. Remonta ao séc. XVI a história da Quinta do Miogo, hoje voltada para os vinhos de perfil moderno, apoiada em tácnicos de grande gabarito.
Preço: 15 euros
Classificação Evasões: 17

 

# Murganheira Vintage Távora-Varosa Espumante branco 2011 (13,5%)
Soc. Agr. & Comercial do Varosa
100% Pinot Noir. Um clássico entre clássicos e claramente um vinho de classe mundial. Este é um blanc de noirs produzido de forma directa, mesmo assim mostrando os nacarados Normalmente ostentados em vinhos brancos de castas tintas com alguma maceração pelicular. As notas de frutos vermelhos sentidas na boca fazem parte do fascínio deste vinho.
Preço: 25 euros
Classificação Evasões: 18,5

 

# Pequenos Rebentos Loureiro Pet Nat Verdes (12,5%)
Márcio Lopes
100% Loureiro. Pet Nat é a abreviatura de pétillant naturel e indica uma forma não invasiva de produzir espumantes. O “enfant térrible” que é Márcio Lopes expõe aqui muita da sua doutrina, amante confesso que é do minimalismo na adega. O resultado é este vinho saboroso, diferente e fiel à casta de que é feito em estreme.
Preço: 15 euros
Classificação Evasões: 17

 

# Soalheiro Alvarinho Bruto Espumante Minho branco (12,5%)
Vinusoalheirus
100% AlvarinhoEste vinho é a um tempo um vinho de tese e um demonstrador do grande potencial que os granitos duros mais à Norte conferem naturalmente aos espumantes ali produzidos. Luís Cerdeira quis ir mais além, achando que podia evidenciar as virtudes da casta Alvarinho, e acertou. Estrutura simples, numa prova de grande complexidade.
Preço: 14 euros
Classificação Evasões: 17,5




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend