Publicidade Continue a leitura a seguir

Dez bons vinhos para acompanhar mariscadas

(Fotografia: Valeria Boltneva/Pexels)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Lour-inho Alentejo branco 2019 (12,5%)
CORTES DE CIMA

Loureiro (1/3) e Alvarinho (2/3), provenientes das vinhas atlânticas do produtor, junto ao mar. A primeira estagiou em barricas de 500L de carvalho francês, a segunda em foudres eslovenos de 2 mil litros. O blend final estagiou 6 meses sobre as borras finas. Genial com arroz de lavagante ou canja de conquilhas, ambos puxados com fundos da cozinha de pescador.
Preço: 30.50 euros

Mariana Alentejo rosé 2020 (12,5%)
ROCIM

Touriga Nacional (60%) e Aragonez (40%). Projecto original, visando o legado célebre de Mariana Alcoforado depositado em Beja, ilustrado por belos vinhos da lavra de Catarina Vieira, sempre inspirada e amante da diferença. Este rosé vai bem com uma caldeirada de búzios, picante e de temperos puxados, para fazer a devida justiça aos sentimentos da protagonista que lhe dá nome.
Preço: 7euros

Esquerdino Algarve branco 2019 (13%)
QUINTA DO CANHOTO

Antão Vaz. Mão enológica brilhante de Jorge Páscua, conhecedor profundo dos terroirs alentejanos e algarvios, que aqui configura este vinho com particular bondade para pratos de caril. Gambas ou lagostins, frio ou quente, brilhará sempre, com a assessoria deste vinho. A adição de frutos como manda, abacate ou banana, dará o toque tropical que o branco pede.
Preço: 5,50euros

Vigno Dão branco 2020 (13%)
FREIRE LOBO

Encruzado (50%), Bical (20%), Cerceal (20%) e Fernão Pires (10%). Solos graníticos. Fermentação espontânea. Elisa Freire Lobo governa com brilho a enologia desta empresa familiar e este vinho representa a entrada de gama, que abraça com carinho e bondade todo o marisco ao natural. Indicado para o debulhe na esplanada de percebes e bivalves em boa companhia.
Preço: 6,50euros

Andreza Códega do Larinho Douro branco 2019 (12%) )
LUA CHEIA

100% Códega do Larinho. Um branco pleno de força, vibrante e saboroso, que se vai dar bem com um arroz de marisco à antiga, bem puxado nos condimentos. Fundo clássico de refogado com tomate, e o suado lento da cozedura dos mariscos, atingindo o sabor que todo o português traz na alma e no coração.
Preço: 7 euros

Quinta dos Avidagos Reserva Douro rosé 2018 (13,5%)
QUINTA DOS AVIDAGOS

Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca. Trata-se de um rosé evoluído em cave e na adega, onde criou a complexidade e apetência gastronómica que apresenta. Excelente para pratos complexos e clássicos como feijoada de búzios ou um estufadinho de caranguejo de casca mole, temperos bem puxados, incluindo liberdade no picante.
Preço: 10euros

Phenomena Pinot Noir Douro rosé (12%)
QUANTA TERRA

100% Pinot Noir. Este rosé de excelência começou como teste dos enólogos Celso Pereira e Jorge Alves, habituados a trabalhar a casta Pinot Noir das vinhas de altitude junto a Alijó. Depressa o mercado aprovou o novo estilo e hoje não o dispensa. Fica excelente com mexilhão à marinheira ou à belga, com natas.
Preço: 25 euros

Quinta do Monte d’Oiro Lisboa branco 2020 (13%)
JOSÉ BENTO DOS SANTOS

Viognier, Marsanne e Arinto. Bom companheiro do debulhe de crustáceos ao ar livre e de uma sopa de santola feita a preceito, como na casa se faz e respira. O perfil criado pela enologia cuidada com que foi feito habilita-o tanto no lado fresco e incisivo como na assessoria perfeita de caldos apurados.
Preço: 9euros

Casa de Paços Reserva Arinto Verdes branco 2019 (14%)
QUINTA DE PAÇOS

100% Arinto. Fermentação e estágio em barrica, curtimenta parcial com 6 meses sobre as borras, com batonage. Vinho preparado para empreitadas marisqueiras mais complexas, vai lindamente com lingueirão ao natural acompanhado de creme de amêndoa ou outra oleaginosa avivada no lume directo. Igualmente bom com salada carilada de lingueirão, nos dias de canícula.
Preço: 9 euros

Covela Avesso Verdes branco 2020 (12,5%)
LIMA & SMITH

100% Avesso. Solos graníticos de baixa altitude no limite sudoeste da região dos vinhos verdes, transição com o Douro. Estamos em Baião, onde a casta Avesso é rainha e puxa o requinte à mesa. Há que lhe oferecer boas ostras ao natural, estimuladas pelos proverbiais pingos de limão, é vinho para nos viciar logo na primeira investida.
Preço: 8 euros