Publicidade Continue a leitura a seguir

Crítica de Fernando Melo: vinhos que combinam com sardinhada

Vinhos para a sardinhada.(Maria João Gala/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Estamos ainda com restrições quanto a ajuntamentos, como sabemos, mas também sabemos que uma dúzia de sardinhas na brasa no jardim ou num recanto têm o inefável selo da felicidade. Não podemos é deixar de festejar, com bons vinhos, em boa companhia e os pequenos luxos que merecemos. Pimentos, cebola, batatas, tudo para levar à tortura nas brasas, bom pão para repousar e pingar a sardinha, e uns bons tarolos de melancia com flor de sal e limão para ir tasquinhando. Delícia garantida. Boas provas!

Meio Queijo Reserva Douro tinto 2019 (14,5%)
Churchill Graham


Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e outras. Maceração pré-fermentativa de quatro dias, fermentação em inox. Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês. Frescura acentuada, a harmonizar bem com grelhados na brasa. Trabalho eficaz no encontro com as sardinhas grelhadas, bem como com a restante assessoria de uma sardinhada com amigos.
Preço: 12,50 euros
Classificação Evasões: 16,5

Genuinu’s Tinta Barroca Tejo tinto 2018 (15%)
Rui Franco


100% Tinta Barroca. Não se vê muito esta casta fora da região do Douro e mesmo lá é uma raridade, já que normalmente está integrada em lotes. Vinho produzido em exclusivo para o chef Daniel Sequeira, do restaurante Genuinu’s, em Aveiras de Cima. A ligação com as sardinhas assadas na brasa é perfeita sobretudo pela força e equilíbrio do vinho.
Preço: 12 euros
Classificação Evasões: 16,5

Pingarelho Baga Beira-Atlântico tinto 2019 (13%)
Ricardo Costa


100% Baga. Vinho de Terras de Sicó, perto de Condeixa. Trata-se de uma declinação da casta Baga francamente original, a um tempo copiosa e elegante. Resolveu na perfeição a textura da sardinha grelhada e estabeleceu uma ponte estável com os pimentos e o azeite quente, mantendo a elegância do conjunto.
Preço: 26 euros
Classificação Evasões: 17

Paço dos Infantes Chardonnay Alentejo branco 2020 (13%)
Herdade da Lisboa


Interpretação sui generis da casta, configurando-a para a assessoria a grelhados de peixe na brasa, como é o caso da sardinha. Excelente frescura, a abordar bem o cerne saturado do peixe e a criar sabores mais complexos na ligação com o calor. Legumes grelhados também vão muito bem com o vinho.
Preço: 15 euros
Classificação Evasões: 17

Quinta dos Abibes Sauvignon Blanc Bairrada branco 2020 (12%)
Quinta dos Abibes


100% Sauvignon Blanc. Solos argilo-calcários de influência atlântica. Aromas tropicais, notas de maracujá, manga e espargos verdes, na boca é equilibrado e vigoroso. Excelente para acompanhar frutos e legumes que se empresta às brasas no momento de grelhar as sardinhas, matizado interessante de texturas e sabores.
Preço: 11 euros
Classificação Evasões: 17,5

Manoella Douro rosé 2020 (12,5%)
Wine & Soul


100% Touriga Nacional. Vinha de 40 anos, patamares a 400 metros. Prensagem imediata na chegada das uvas à adega. Vindima temporã. Notas aromáticas de morango silvestre e toranja, acidez fixa a resolver bem as gorduras das sardinhas. Casamento feliz com pimentos grelhados, sem perder o vigor.
Preço: 12 euros
Classificação Evasões: 17,5