Crítica de Fernando Melo: grandes tintos para boas carnes

Conheça as propostas do crítico Fernando Melo para acompanhar carnes. (Fotografia: DR)
Costumamos ir contra a corrente nas nossas recomendações, mas desta vez o nível dos vinhos que recebemos para provar é tal, que decidimos ir pela tradição, que afinal tem sempre uma palavra a dizer. Instala-se o Outono, trabalha-se no lume e nas brasas, e feito que está o fumeiro avançamos pela via carnívora, pois claro. Alinhámos os vinhos em dois grandes grupos, adaptando-os a bolsas diversas como é nosso costume, e queremos muito que a extravagância seja encarada como luxo acessível. Garantimos que vale a pena a ousadia. A relação qualidade/preço é muito importante para nós e mostramos-lhe as boas descobertas que fizemos. Boas provas!
Extravagantes

São Domingos Grande Reserva Bairrada tinto 2017 (14,5%)
Caves Solar S. Domingos

Baga, Merlot e Touriga Nacional. Estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho francês e americano. Estamos perante uma nova referência no portfólio deste produtor bairradino, e vai ser produzido apenas em anos excepcionais. Enologia de grande recorte e precisão, a moldar no palatp uma tensão rara, a que se juntam frescura e elegância. Brilhante com galinhola estufada.

Preço: 75 euros
Classificação: 19/20


Estremus Alentejo tinto 2017 (14%)
JP Ramos

Field blend de Trincadeira e Alicante Bouschet. Pisa a pé conjunta em lagares de mármore, onde fermenta ao longo de doze dias. Cartada de mestre, pela interpretação correcta dos solos de argila e mármore e pela genialidade do perfil moderno e ao mesmo tempo evocativo dos grandes clássicos. Fundamental dar-lhe uma peça de caça primorosamente tratada.

Preço: 140 euros
Classificação: 19/20


J de José de Sousa Alentejo tinto 2017 (13,5%)
JM Fonseca

Grand Noir, Touriga Francesa e Touriga Nacional. É um dos mais clássicos vinhos alentejanos em produção, parque notável de talhas em Reguengos de Monsaraz. Estágio de 9 meses em barricas de carvalho francês. Energia impressionante, frescura a toda a prova, a afastar-se do património vezeiro dos vinhos de talha, aqui requintado e vibrante. Excelente com lombo de porco assado.

Preço: 60 euros
Classificação: 18/20


Myndru Alentejo tinto 2019 (13,5%)
Herdade Aldeia de Cima do Mendro

Alfrocheiro (70%), Baga (15%) e Trincadeira (15%). Estágio de 12 meses em ânforas de gesso de mil litros e barro de 150 litros. Primeira edição de uma marca que nos vai dar muitas alegrias no futuro, encabeça a gama proposta pelo produtor. Ideal para explorar devagar em toada petisqueira, as notas terrosas aproximam-no bem de pratos com cogumelos e trufas.

Preço: 70 euros
Classificação: 18,5/20


Quinta do Monte d’Oiro Late Release Lisboa tinto 2011 (13,5%)
José Bento dos Santos

Vinho de celebração importante para a família, já que marca o décimo aniversário de Francisco Bento dos Santos à frente da empresa e ao mesmo tempo representa um ano icónico no seio da oferta vínica. Justifica-se a guarda de 10 anos em cave justamente pelo cumprimento do postulado da resistência ao tempo que sintoniza com os grandes vinhos do mundo. Belíssimo com magret de pato.

Preço: 50 euros
Classificação: 18/20


Bom preço

Vigno Reserva Dão tinto 2015 (13%)
Freire Lobo

Selecção de castas tradicionais da região. Granada muito profundo, quase opaco, reflexos violeta muito suaves. Aromas de ameixa preta cozida, toranja e cacau. Boca a mostrar tensão média, notas evolutivas agradáveis e em equilíbrio com o reticulado fino proporcionado por taninos bem domados. Excelente oarceiro de pato assado com laranja.

Preço: 12 euros
Classificação: 17,5/20


Encostas de Sonim Grande Reserva Trás-os-Montes tinto 2016 ( 14%)
Soc. Agr. Encostas de Sonim

Vinhas Velhas. Pisa a pé em lagares de granito e estágio em barricas novas de carvalho francês. Vinho sempre recomendável, muito eficaz no corte de peças gordas como entrecosto, toucinhos e afins, componentes de uma boa caldeirada. Excelente também na ligação com chanfanas e outros estufados longos, incluindo um bom cozido à portuguesa.

Preço: 14 euros
Classificação: 17,5/20


Andreza Altitude Douro tinto 2017 (14%)
Lua Cheia

Touriga Nacional (60%) e Touriga Franca (40%). Transformação maloláctica em barrica, estágio de 12 meses em barrica nova (30%) e de segundo ano (70%). Acidez exemplar, é o vinho ideal para um bom churrasco de carnes mistas, pelo corpo e ao mesmo tempo elegância que apresenta. Maravilhoso também com presunto fatiado fininho.

Preço: 10,50 euros
Classificação: 18/20


Quinta de La Rosa Reserva Douro tinto 2018 (14,5%)
Quinta de La rosa

Pisa a pé em lagares. 18 meses de estágio em barricas de carvalho francês. Excelente relação qualidade/preço, ao nível do melhor que o Douro tem para dar. Poderoso e opulento e ao mesmo tempo incrivelmente elegante, está aqui um vinho pronto a beber e que vai durar ainda muito em cave. Excelente para uma vitela assada em forno de lenha.

Preço: 28 euros
Classificação: 18,5/20


Dona Maria Amantis Reserva Alentejo tinto 2017 (14,5%)
Júlio Bastos

Cabernet Sauvigon, Syrah, Petit Verdot e Touriga Nacional. É um vinho que prima pela elegância, um pouco contra a corrente dos vinhos maciços e monolíticos que por vezes encontramos pelo Alentejo. Este tem muito de feminino, pois apesar de estruturado, revela taninos sedosos e muito bem vestidos por uma acidez bem trabalhada.

Preço: 16 euros
Classificação: 17/20




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend