Crítica de Fernando Melo: dez vinhos para oferecer no Dia do Pai

Oriente-se por este pequeno guia para escolher uma prenda vínica, para vários preços, mas sempre com excelência na garrafa.

A seleção de vinhos que alinhámos para marcar o dia do Pai aponta em cada estilo para duas direções diferentes, ambas igualmente válidas. Tudo depende, como sempre, das disponibilidades financeiras de cada um e também da literacia vínica do pai, que pode dar mais ou menos importância ao que está dentro da garrafa. Pelo sim pelo não, optámos pela excelência em todas as frentes, especialmente do sentimento e da qualidade. Todo o pai merece o presente do vinho que vai partilhar com a família logo a seguir, e todo o filho quer ver o pai sorrir de satisfação. Boas provas! Bom dia do Pai!

ROSÉ

Boa Compra:

Plansel Alentejo rosé 2020 (12%) | Plansel
Aragonês (60%) e Castelão (40%). Rosado nacarado, aromas de pétala de rosa, morangos frescos e compota de framboesas. Vinho de perfil aromático elegante, com potencial de envelhecimento considerável, dado o balanço fruta/estrutura que apresenta. Excelente companheiro de sushi, caril e outras orientalidades, sem se sobrepor demasiado. Preço: 7 euros. Classificação: 15,5.

Luxo:

Kopke Winemaker’s Collection Tinto Cão Douro rosé 2019 (13%) | Sogevinus
Ainda está no mercado este vinho único e por isso, voltamos à sua recomendação. O pai apreciador de queijo, foie gras e trufas vai ter momentos de grande prazer, com o grupo de amargos que o vinho oferece. Flexibilidade enorme, que até chega à pastelaria e doçaria conventual. Talvez seja difícil de encontrar, mas vale a pena tentar. Preço: 20 euros. Classificação: 18.


TINTO

Boa Compra:

Casa Ferreirinha Callabriga Douro tinto 2019 (14%) | Sogrape
Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional. Vinho que tem na base as castas estruturantes de todos os grandes vinhos do Douro. Muito fino na boca, revela elegância ao longo da prova. Faz parte da chancela maior, herança de Antónia Adelaide Ferreira, “a Ferreirinha”. Excelente desempenho com caça e carnes grelhadas nas brasas. Preço: 17 euros. Classificação: 17,5.

Luxo:

Villa Oliveira Vinha Centenária Pai d’Aviz Dão tinto 2017 (13%) | Abrigo da Passarella
Mistura de castas de uma vinha centenária. Fermentação espontânea em lagar de granito. Estágio em tonel usado de 25 hL Vinha em granito velho, num daqueles terroirs que só os conhecedores profundos conseguem encontrar e explorar em profundidade. Nasceu para os grandes desafios à mesa e merece o maior aprumo culinário, perdiz estufada irá bem. Preço: 55 euros. Classificação: 18,5.


BRANCO

Boa compra:

Quinta de Arcossó Reserva Trás-os-Montes branco 2019 (13%) | Quinta de Arcossó
Arinto, Códega do Larinho, Alvarinho e Moscatel Galego. 70% da fermentação feita em barricas de carvalho francês com “bâtonnage” ao longo de dez meses. Estagiou quatro meses em garrafa. Acompanha bem pratos fortes de bacalhau e gosta particularmente de leguminosas, pelo que tem lugar à mesa junto a uma boa e rica feijoada. Preço: 11,5 euros. Classificação: 17,5.

Luxo:

Palmela Botelharia Setúbal branco 2009 (13,5%) | Palmela Wine Company
Fernão Pires e Arinto, um branco velho muito especial de celebração, mão enológica brilhante e inconfundível de Filipe Cardoso. Ligação muito feliz das notas de evolução – não confundir com oxidação, que não existe aqui – do vinho com a forte substância que um prato clássico pode inspirar. Excelente para uma caldeirada à moda do pai! Preço: 45 euros. Classificação: 18.


MOSCATEL DE SETÚBAL

Boa Compra:

Bacalhôa Moscatel de Setúbal branco 2017 (17%) | Bacalhôa
Aromas de raspa de laranja em primeiro plano, sobre um fundo de notas terrosas com impressões de cogumelos secos. Tudo é festivo neste vinho único, parceiro indefectível da doçaria conventual e regional, incluindo as famosas tortas de Azeitão e as bolachas de canela em S, para não falar dos pudins de ovos e toucinho! Preço: 7 euros. Classificação: 16.

Luxo:

Tiagos Clássico Moscatel de Setúbal Superior branco 1990 (19%) | Adriano Tiago (50CL)
Uvas de uma só vinha na Quinta de S. Tiago, em Palmela. Estagiou em barricas de carvalho francês até ao engarrafamento em 2017. As criações deste produtor incrivelmente criativo e dedicado e que vai definindo perfis inéditos para o moscatel de Setúbal ficam na memória, desde o mais simples ao mais complexo. Este é dos mais complexos e dá muito prazer a beber. Preço: 166 euros. Classificação: 19.


PORTO

Boa compra:

Vieira de Sousa LBV Porto 2015 (19,5%) Vieira de Sousa
Os Ruby da categoria Late Bottled Vintage são os campeões do inesperado e podem dar-nos momentos de grande felicidade ao longo do período de consumo. Este em particular gosta de queijos velhos e chocolate negro, cobrindo uma vasta gama de doçaria tradicional. A ligação com presunto de cura portuguesa de fumeiro funciona na perfeição. Preço: 21 euros. Classificação: 17.

Luxo:

Taylor’s Golden Age Tawny 50 Anos Porto (20%) | The Fladgate Partnership
No vastíssimo parque de toneis e barricas de vinhos do Porto velhos que a casa detém encontra-se autênticas pérolas, assim como saber secular acumulado de produção de inefáveis lotes. A direcção enológica segura de David Guimaraens tem-nos dado grandes alegrias e este não é excepção. Vinho gigante, o presente ideal no dia do Pai! Preço: 250 euros. Classificação: 18,5.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend