Crítica de Fernando Melo: dez vinhos de retorno às raízes

(Fotografia: Miguel Pereira da Silva / Global Imagens)
Perceber as escolhas dos antigos é distinto do culto das vinhas velhas e significa valorizar o trabalho da terra.

Saber esperar é o resumo da vida de um produtor clássico de vinhos e não há vinha que não seja um legado, seja herdado ou adquirido. A força está no espírito com que se aborda o vinho em termos de autoria, história, técnica e inovação. Estamos a assistir à salutar tendência de voltar a olhar para o que os antigos faziam e a entender doutra forma as suas escolhas. Não se trata tanto do culto da vinha velha, mas sim de valorizar devidamente a inteligência e o trabalho da terra. E de perceber o que realmente significa o que os nossos avós criaram com os olhos no futuro. Boas provas!

Reguengos Garrafeira dos sócios Alentejo tinto 2017 (14,5%)
Carmim

Alicante Bouschet (65%), Aragonês (20%) e Touriga Nacional (15%). Estamos perante um monumento de homenagem ao perfil clássico do vinho alentejano e ao mesmo tempo a provar um vinho de culto do Alentejo. O que era outrora um vinho de resistência hoje é exemplo de frescura e modernidade.

Preço: 25 euros
Classificação Evasões: 18 valores


Passarella O Fugitivo Tinta Pinheira Dão tinto 2018 (13%)
O Abrigo da Passarella

Estamos perante um vinho notável, produzido a partir em estreme de Tinta Pinheira / Rufete, uma casta que urge acarinhar e redescobrir. Adora granitos altos e velhos, como os que se encontram por estas paragens, nume geoligação continental notória e sensível. O génio do esclarecido enólogo Paulo Nunes está aqui bem explícito, verdadeira instrução para quem é amante do Dão.

Preço: 26 euros
Classificação Evasões: 18,5 valores


Quinta do Perdigão Encruzado Dão branco 2020 (13,5%)
Quinta do Perdigão

100% Encruzado. Quando o sistema radicular estabiliza no subsolo granítico mais duro, é quando a casta atinge o seu zénite. Mafalda (filha) e José Perdigão (pai) souberam esperar e está aqui um Encruzado de truz, cheio de futuro. Frutado contido, especiado e salino, expressão de uma casta que estamos ainda a aprender a conhecer.

Preço: 8 euros
Classificação Evasões: 17,5 valores


Avidagos Extinto Alvarelhão Blanc de Noirs Douro branco 2020 (12,5%)
Quinta dos Avidagos

100% Alvarelhão. Extração em bica aberta, aproveitando apenas a polpa, que é branca e ao mesmo tempo aludindo aos métodos ancestrais de produção de vinho, herdados dos fenícios e romanos. No tempo do império romano, não se fazia vinho tinto por isto mesmo. Este é uma delícia para os sentidos, com apurado sentido gastronómico. Brilhante.

Preço: 18,5 euros
Classificação Evasões: 17 valores


Pôpa Amphora Douro branco 2018 (13,5%)
Quinta do Pôpa

Mistura de castas brancas, vinhas velhas. Maceração pré-fermentativa e fermentação com as massas em ânfora, seguida de estágio em borras totais, com contacto líquido-película dentro da ânfora e estabilização natural. Estágio em ânfora com resina de pinho, preservando a frescura do vinho, ao mesmo tempo que o sujeita a uma maturação mais oxidativa.

Preço: 30 euros
Classificação Evasões: 18 valores


Quinta do Vesúvio Douro tinto 2019 (14%)
Symington

Touriga Nacional (51%), Touriga Franca (45%) e Tinta Amarela (4%). Estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês. A quinta está na família desde 1989 e nas duas primeiras décadas produziu apenas vinho do Porto. A orientação parcial para o vinho duriense foi feita com estudo e cautela e os resultados estão à vista. Um grande emblema do Douro, força e extrema elegância.

Preço: 55 euros
Classificação Evasões: 19 valores


Solar dos Dragos Touriga Nacional Douro tinto 2018 (15%)
Epordouro

100% Touriga Nacional. Vinha de 500 metros de altitude em Alijó, solos xistosos. Fermentação em inox, estágio de nove meses em carvalho francês. Afinação perfeita entre acidez e taninos, contribuindo para a grande sensação de frescura. Perfil cítrico na entrada, complementado por notas de pedra molhada e alcaçuz. Grande persistência aromática.

Preço: 12 euros
Classificação Evasões: 17 valores


Sacrifício Grande Reserva Setúbal tinto 2019 (15%)
Gonçalo Carapeto

Syrah e Touriga Nacional. Estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês. Gonçalo Carapeto é, além de enólogo de muitos predicados, um criador excelso de vinhos. O conhecimento profundo dos terroirs mais atlânticos que temos permitiu-lhe construir este blend em que a casta Syrah se faz sentir tanto quanto a normalmente dominadora Touriga Nacional.

Preço: 25 euros
Classificação Evasões: 17 valores


Quinta de Arcossó Grande Reserva Trás-os-Montes tinto 2017 (14,5%)
Quinta de Arcossó

Tinta Amarela, Touriga Franca e Tinta Roriz. No terroir especialíssimo de Vidago, a orlar o Douro mas já a glorificar Trás-os-Montes nos seus solos únicos de transição, Amílcar Salgado criou com o enólogo Francisco Montenegro o hino ao legado familiar a que ele próprio se dedica de corpo e alma. Taninos de seda fina, equilíbrio mágico de acidez, polifenóis e amargos. Um vinho único.

Preço: 21 euros
Classificação Evasões: 18,5 valores


Aveleda Alvarinho Parcela do Roseiral Verdes branco 2019 (13,5%)
Aveleda

100% Alvarinho. 70% fermentação e estágio em inox, 30% fermentação e estágio em barricas de carvalho francês por nove meses. Estágio de nove meses em garrafa. O conhecimento do património vitícola e o aprofundamento das suas possibilidades a resultar em microterroirs de características únicas. Este vinho representa uma abordagem inteiramente diferente e interessante à casta.

Preço: 20 euros
Classificação Evasões: 17,5 valores

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend