Crítica de Fernando Melo: celebrar os portos vintage 2019

É a categoria suprema do vinho do Porto. Os vintage prestes a ser lançados no mercado são de alta qualidade. Equilibrados e elegantes.

Numa altura em que algumas casas de primeira linha ainda não lançaram os seus vintages 2019 no mercado, regalamo-nos com os belíssimos néctares enviados pelos produtores. A pandemia é obviamente a razão do atraso na entrada no circuito comercial mas a retoma parece estar aí. E se em cada campanha nos devemos alegrar pelos prodígios alcançados na categoria suprema do vinho do Porto, desta vez as casas aplicaram-se ao máximo e os resultados estão aí, qualidade muito boa de vinhos equilibrados, elegantes e pujantes. 2019 é um ano de belíssimos single quinta, pelo que provar é urgente e festejar é obrigatório.

 

Bulas Vintage Porto 2019 (20%) | Bulas
Está mais que na altura de pormos os olhos nos vintages desta casa, que ano após ano nos tem dado grandes alegrias. Dá muito prazer a beber, e acompanha na perfeição um bom bife com pimenta, tal a palete de sabores, texturas e aromas que revela. Sobremesas de chocolate negro também acompanharão bem este Porto.

Classificação Evasões: 17,5
Preço: 68 euros

Niepoort Vintage Porto 2019 (19,5%) | Niepoort
Foi um dos primeiros a apresentar o seu vintage e continua a ser um dos mais impressionantes vintages deste ano, quase o configurando como clássico. Elegância a toda a prova, taninos impressionantes mas bem domados, e um final interminável na boca, são convites irresistíveis à compra e guarda por muitos anos em cave, apesar de se poder beber desde já.

Classificação Evasões: 18,5
Preço: 90 euros

Quinta de La Rosa Vintage 2019 (20%) | Quinta de la Rosa
Excelente prestação da que é uma quinta incontornável na oferta vínica junto ao Pinhão, capital do Cima Corgo. Elegância, integração e muito sabor, a criar uma boca vibrante, rica em fruta madura, notas balsâmicas e florais. Apresenta um equilíbrio quase ideal entre concentração e extracção, graças a um trabalho minucioso operado na sua estrutura.

Classificação Evasões: 17,5
Preço: 43 euros

Passadouro Vintage Porto 2019 (19,5%) | Quinta do Passadouro
Pertence actualmente à Quinta do Noval, reforçando a importância do Vale de Mendiz na lógica vínica do Cima Corgo, o coração emblemático do grande vale vinhateiro. Muito floral, rico em impressões de fruta cozida, tem um final seco que lhe acentua a complexidade ao mesmo tempo que o torna amigo da boa mesa.

Classificação Evasões: 17
Preço: 60 euros

Sandeman Quinta do Seixo Vintage Porto 2019 (19,5%) | Sogrape
Estamos na margem esquerda do Douro a uma altitude considerável, onde nos anos quentes e secos como foi o caso deste, a canícula diurna alterna com a frescura nocturna. Está aqui o que pode bem ser o melhor vintage de sempre desta quinta, as maturações fenólicas andaram sempre a par da concentração dos bagos.

Classificação Evasões: 18
Preço: 68 euros

Quinta Senhora da Ribeira Vintage Porto 2019 (20%) | Symington
Costuma estar integrado no Dow’s em anos de declaração clássica e como single quinta é um dos mais elegantes de todos os vinhos do Porto. Gosta-se nele da impressão de volume na entrada de boca, seguindo-se um cortejo longo de alcaçuz, praliné de chocolate e folha de tabaco. Merece guarda longa em cave, mas será difícil resistir bebê-lo desde já.

Classificação Evasões: 17,5
Preço: 60 euros

Pintas Vintage Porto 2019 (20%) | Wine&Soul
Uma das grandes surpresas desta colheita, com um lado telúrico a equilibrar outro mais copioso, resultando num conjunto harmonioso e que é expressão directa do terroir. Notas de bom bom de chocolate preto e ginja madura, num fundo mineral e fresco que torna vibrante a prova. Excelente trabalho enológico, preconiza-se grande longevidade.

Classificação Evasões: 18
Preço: 85 euros

Quinta do Noval Vintage 2019 (19,5%) | Quinta do Noval
Apesar de se tratar de um ano não clássico, este produtor é sempre igual a si próprio e as suas sábias vinhas têm pulsar próprio. Conseguem por isso equilibrar as suas maturações de forma a proporcionar as usuais notas de trufas, alcaçuz e fruta de arbusto madura. Este ano é particularmente rico em notas terrosas, de que os cogumelos frescos são bom exemplo.

Classificação Evasões: 18,5
Preço: 90 euros

Ferreira Quinta do Porto Vintage Porto 2019 (19,5%) | Sogrape
É uma das quintas estruturantes da oferta de vinhos do Porto da Sogrape, na margem direita do rio, os seus vinhos do Porto costumam ser concentrados e intensos, sem contudo perder elegância e equilíbrio. Muito bom companheiro para queijo serra da Estrela velho, pela força de que são capazes, envolvendo o queijo, promovendo-lhe o conteúdo especiado.

Classificação Evasões: 17,5
Preço: 80 euros

Quinta do Vesúvio Vintage Porto 2019 (20%) | Symington
Taninos muito finos, vinho desta edição eleva à potência máxima a intensidade e a elegância de que um vinho do Porto vintage é capaz. Universo aromático essencialmente floral, a violetas, na boca abre um património poderoso de fundo mineral e grande frescura, tornando-o amigo imediato de queijos curados e sobremesas baseadas em chocolate negro ponteadas por ginja madura ou marmelo cozido.

Classificação Evasões: 18
Preço: 70 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend