Como tornar-se num especialista em vinhos durante o confinamento

Como tornar-se num especialista em vinhos durante o confinamento
Torne-se um mestre do copo e da garrafa. Ficar mais tempo em casa pode ser uma boa oportunidade para desenvolver o gosto pelo vinho e adquirir conhecimentos mais técnicos. Ler livros sobre o assunto, frequentar workshops e provas online ou até juntar-se a um clube de vinho faz parte do caminho de qualquer enófilo que queira tornar-se um verdadeiro especialista de vinhos.

Os clubes de vinho

Uma boa forma de desenvolver o interesse pelo vinho e ir conhecendo coisas novas, especialmente selecionadas, é fazer parte de um clube de vinho. Um dos mais recentes, nascido no final do ano passado, é o Unique Wines, simultaneamente garrafeira online e clube para apreciadores de descobertas vínicas. Quem se inscrever tem acesso aos packs mensais “Sugestões Mina&Torres”, à inscrição em dois eventos anuais (Porto e Lisboa) e ao evento online mensal “Conversas vínicas com Mina & Convidados”. Além de usufruir de vários descontos e produtos exclusivos.

A exclusividade é também uma das características do Clube 1990, limitado a 1990 sócios, que têm acesso a vinhos premium, raros e que ainda não chegaram ao mercado, assim como a edições limitadas e descontos na loja online. No site do clube encontra-se a secção Wine Academy onde são partilhados vídeos com dicas e explicações relacionadas com o vinho e a vinha, e propostas de harmonização. Outro exemplo é o Clube do Vinho, que existe desde 1984 e diz-se o mais antigo clube de vinhos do país. Ao aderir, todos os meses é enviado para casa um vinho diferente de entre uma seleção cuidada de rótulos nacionais.

O Clube 1990 dá acesso a vinhos premium, raros e que ainda não chegaram ao mercado.

Unique Wines. Web: www.uniquewines.pt. Inscrição gratuita

Clube 19 90. Web: www.1990.wine/clube. Preço: Anualidade a partir de 99 euros

Clube do Vinho. Web: www.clubedovinho.pt. Inscrição gratuita

Workshops e provas nas redes sociais

Das características que definem as castas, às várias etapas da vindima, passando pela arte de decantar, os diferentes tipos de solo e a escolha do copo certo para determinado tipo de vinho. Estas e outras questões são respondidas no Provas em Casa, o projeto do Instagram que a centenária Quinta da Aveleda criou no ano passado, consequência natural da pandemia. Em workshops gratuitos, vídeos em direto e testemunhos de especialistas, a ideia é descomplicar o panorama vínico, usando uma linguagem simples.

A Quinta do Gradil tem provas online com o seu enólogo.

O mesmo faz a Quinta do Gradil, que partilha o seu espaço, história e processo de produção vínica a partir do Cadaval, para qualquer lado. As suas provas online têm presença do enólogo da casa e dão direito a três garrafas de vinho e um pote de mel.

Quinta da Aveleda. Web: www.instagram.com/provas_em_casa. Preço: workshops gratuitos

Quinta do Gradil. Web: www.quintadogradil.wine. Preço: prova vínica online a 60 euros.

Novas e boas garrafeiras online

Um bom conhecedor vínico tem que ter uma garrafeira à altura em casa. Felizmente, não faltam bons espaços com loja online e entrega ao domicílio. Caso da Enóphilo, projeto digital que nasceu há um ano, para aproximar produtores nacionais e apaixonados pelo vinho, pelas mãos dos organizadores do anual Enóphilo Wine Fest. A diversidade é uma mais-valia: são mais de 500 referências disponíveis, de quase uma centena de produtores.

A garrafeira da Enóphilo nasceu há um ano.

Quem procura algo mais específico, pode espreitar a PicoWines, a garrafeira online nascida há um ano, para levar os vinhos da Ilha do Pico a todo o território português, dos brancos a rosés, espumantes e licorosos. A iniciativa é da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico e contempla ainda sugestões de enoturismo e curiosidades sobre a ilha vulcânica.

A PicoWines leva os vinhos do Pico a todo o território nacional.

Enóphilo. Web: www.enophilo.pt. Preço: garrafas desde 13 euros.

PicoWines. Web: www.picowines.com. Preço: garrafas desde 10 euros.

 

Dois bons livros para ler

“Especialista de vinhos em 24 Horas”

Neste guia prático, a crítica de vinhos Jancis Robinson, autora de dezenas de livros sobre o tema e umas das mais prestigiadas provadoras do Mundo, explica de forma simples e enxuta os conhecimentos essenciais a quem se está a iniciar no universo dos vinhos. Cabem dicas para escolher um bom vinho por um valor justo, técnicas de prova, noções básicas sobre como combinar o vinho com comida e como o guardar. Para as últimas páginas fica uma lista das castas mais comuns e algumas das regiões vinícolas do mundo que é preciso conhecer.

Especialista de vinhos em 24 horas, de Jancis Robinson. Casa das Letras. 120 páginas. PVP: 9,99 euros

“Curso de Vinho para Verdadeiros Apreciadores”

Quem ainda não é, ficará a ser um verdadeiro apreciador de vinho, com este “curso” do enólogo e crítico João Afonso. Nele, o autor ensina a provar um vinho – identificando características como o cheiro, o sabor, a cor e a temperatura -, aconselha sobre os vinhos velhos que não devem faltar na garrafeira lá de casa, e os que melhor combinam com diferentes ocasiões. Introduz ainda o leitor nas técnicas de degustação de vinho do Porto, na história do vinho da Madeira e no conhecimento das principais castas e produtores nacionais.

“Curso de Vinho para Verdadeiros Apreciadores”, de João Afonso. A Esfera dos Livros. 240 páginas. PVP: 15 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend