Cocktails, sangrias e petiscos no novo bar de Coimbra

O chef Paulo Queirós, do restaurante Cordel Maneirista, abriu um bar com diversos pitéus, na Baixa. Comida não poderia faltar neste novo Comércio da Praça, que também quer ser palco de eventos culturais.

A Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra, tem um novo residente. O Comércio da Praça, inaugurado em julho, é um bar com petiscos portugueses, alguns com um toque mais moderno, ou não tivessem a assinatura do chef Paulo Queirós, responsável pelo restaurante Cordel Maneirista, do lado de lá do Mondego. Nesta margem, há uma esplanada ampla e sugestões como chouriço cozido em vinho tinto, folhados de queijo Rabaçal com mel e nozes, orelha de porco em vinagrete, dobradinha com feijão branco ou atum com «ciclistas» – nome dado ao feijão-frade em Trás-os-Montes, explica Paulo Queirós, que foi cedo para Mirandela e viveu lá até aos 17 anos.

Neste bar de cores sóbrias e com pedra à vista, que também vai ter uma parte de cafetaria e mercearia, com produtos regionais, nem faltam os doces. Já a oferta líquida engloba cervejas, gin, vinhos, whiskies, cocktails e sangrias diversas, disponíveis ao copo e ao jarro. Entre elas, contam-se a «Atrevida», que leva melancia, pimenta-verde, água tónica, pepino, vinho branco, hortelã, canela e morangos; e a «São Rosas», de melão, espumante, pimenta-rosa, cardamomo, água com gás, gengibre, licor de laranja e pétalas de rosa, numa alusão a Coimbra e à Rainha Santa Isabel.

Por agora, entre aquelas paredes ouve-se sobretudo música jazz ou brasileira, mas a existência de um pequeno palco deixa adivinhar outros planos, que passam por receber concertos e demais eventos culturais, além de workshops e sessões de degustação de vinhos. No fundo, Paulo Queirós tentou criar «um espaço para ir beber um copo e comer um petisco num ambiente tranquilo», algo de que sentia falta, na Baixa, como cliente. Ao mesmo tempo, quis contribuir para a dinamização da zona histórica. No que depender do Comércio da Praça, a praça «mais bonita» da cidade, lugar de trocas comerciais desde tempos distantes, vai manter essa vocação.

Doçaria conventual

O Comércio da Praça serve doçaria conventual. No menu estão o pastel de Santa Clara e o pudim das clarissas – resultado de pesquisas próprias, ligado às monjas que viveram no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

No centro de Coimbra há uma praça cheia de história
Este novo bar em Coimbra tem um pátio com gatos
Em Coimbra há uma bebida secreta inspirada no Harry Potter




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend