Cocktails para fazer em casa: receitas com e sem álcool

Dickens.
Os bartenders André Peixe e Emanuel de Sousa, do lisboeta Audaz e do portuense Early Cedofeita, ensinam a fazer cocktails em casa, com e sem álcool, para todos os gostos.

Escolhas audazes, com e sem álcool
Bartender André Peixe

O responsável pelos cocktails do novo gastropub Audaz, em Campo de Ourique, ensina a fazer bebidas com e sem álcool, para dias quentes ou mais frios.

Um cocktail mais caloroso intenso e outro mais frutado e fresco, com e sem álcool, para apelar aos diferentes boletins meteorológicos e palatos. André Peixe é o head bartender do Audaz, o gastropub que abriu recentemente em Campo de Ourique, e convida-nos a reproduzir em casa os seus Ginja Sour e Prazeres. Para os mais preguiçosos, a boa notícia é que propostas como a bochecha de vitela estufada com puré de batata-doce e o tártaro de beterraba com iogurte fumado, assim como algumas bebidas (vinhos, cervejas e cocktails) continuam a ser entregues ao domicílio, através da UberEats, por em forma de takeaway.

Ginja Sour.

Ginja Sour (com álcool)
Ingredientes:
50 ml gin
30 ml licor de laranja/ginjinha
20 ml de sumo de limão ou lima
20 ml de xarope de açúcar ou xarope de canela
1 clara de ovo

Para fazer o xarope de canela:
1 chávena de chá de açúcar branco
1 chávena de chá de água
6 paus de canela

Numa panela, juntar os ingredientes e, em lume brando, deixar levantar fervura. Deixar na panela por 10 minutos, mexendo continuamente até que todo o açúcar se dissolva. Coar o xarope com um coador de malha fina para uma garrafa ou outro recipiente.

Receita:
Juntar todos os ingredientes num shaker – de bar ou para batidos de ginásio. Acrescentar gelo. Agitar energicamente durante 15 a 20 segundos. Verter num copo baixo e adicionar gelo (opcional). Decorar com um pau de canela e uma raspa de limão. Opcional: juntar lascas de chocolate.

Prazeres.

Prazeres (sem álcool)
6 rodelas finas de pepino
25 ml sumo de limão ou lima
35 ml sumo de laranja ou toranja
20 ml xarope de açúcar ou 1 colher de chá de açúcar
Água com gás
Macerar o pepino no copo, ou diretamente no shaker, caso tenha um. Adicionar o sumo de laranja ou toranja, sumo de limão ou lima e o xarope de açúcar. Agitar energicamente durante 15 segundos. Verter num copo alto, coando num passador de malha fina. Preencher com água com gás. Decorar com duas fatias de pepino no interior do copo.

 

Um boost de energia
Bartender Emanuel de Sousa

Este cocktail é servido no bar-restaurante Early Cedofeita e na guesthouse Rosa Et Al Townhouse, no Porto.

Foi criado a pensar nos amantes de café, uísque e cerveja. Os nova-iorquinos conhecem misturas similares, como o Dublin Iced Coffee, mas o bartender Emanuel de Sousa apelidou esta “decante reviravolta do tradicional irish coffee” de Dickens, numa homenagem ao conhecido escritor inglês.

Dickens.

Dickens (com álcool)
1/4 cup (60 ml) espresso ou café de filtro forte(frio)
1/4 cup(60 ml) cerveja preta, da sua preferência
4 tbsp (45 ml) Irish whiskey, da sua preferência
2 tbsp (25 ml) xarope simples (ver dicas)
1 tbsp (15 ml) nata(liquida)pau de canela, ralado no momento

Receita: Encha um copo alto com gelo e adicionecafé, cerveja preta, uísque e xarope simples.Misture bem. Vertadelicadamente a natae observe a mesma afundarlanguidamente na mistura. Decore com canela. Sirva imediatamente.

Dicas: Para o xarope simples, dissolva 440 g (2 cup) de açúcar em 250 ml (1 cup) de água numa panela em fogo médio. Deixe esfriar até a temperatura ambiente, transfira para um recipiente herméticoe guarde na frigoríficoaté 2 semanas. Para xaropesaromatizados, adicione canela(pau), vagem de baunilha ouqualquer outro ingrediente de sua preferência. O xarope rico dobra a quantidade de açúcar com uma proporção de 2: 1 de açúcar granulado para água.

Conforme publicado em: The Townhouse Kitchen: The Daily Brunch, de Patrícia Sousa and Emanuel de Sousa. Fotografias: Daniel Zachrisson, Editora: New Heroes & Pioneers. 256 páginas. Preço: 45 euros, à venda em livrarias, Rosa Et Al Townhouse, Early Cedofeita.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend