Cocktails para fazer em casa: frescura com vinho do Porto

Cocktail Aurélia de Sousa, de Ruben Nito.
Com bares e restaurantes temporariamente fechados, não há razões para não saborear um cocktail ao fim da tarde. Nas páginas que se seguem, estão várias receitas de alguns clássicos e outras criadas de propósito para a Evasões. Basta seguir as orientações que aqui partilhamos e desfrutar.

AURÉLIA DE SOUSA
de Ruben Nito
(Digby bar)

O Digby é bar-restaurante do Hotel Torel Avantgarde, dedicado a homenagear a arte e os artistas de que fizeram parte da vanguarda da sua geração.

Entre os oito cocktails de assinatura da carta do bar, o bartender Ruben Nito sugere o Aurélia de Soura, dedicado à singular pintora portuense Aurélia de Sousa, que viveu em finais do século XIX e inícios do XX. Os morangos e o manjericão condizem com a época e os quadros da pintora também, que se dedicou a retratar a vida doméstica e familiar.

Aurélia de Sousa

Ingredientes:

6cl de vinho do porto rosé
8 folhas de manjericão
2 morangos
1 água com gás
Gelo

Preparação:

Num copo alto, colocar primeiro os morangos e depois macerar, de seguida colocar as folhas de manjericão e o gelo até meio do copo. Depois, colocar o vinho do porto e com ajuda de uma colher, mexer bem, de forma a ser de baixo para cima. Por fim, colocar a água com gás.

CRUZ SPICY e CRUZ ROSEMARY
de Paulo Ramos
(Terrace Lounge 360º)

O master bartender criou, em parceria com a Porto Cruz para o Terrace Lounge 360º, em Vila Nova de Gaia, mesmo em frente ao Douro, dois cocktails simples e saborosos.

Não é preciso ter experiência em cocktelaria nem instrumentos de mixologia. Estes dois cocktails fazem-se diretamente no copo e os seus ingredientes são fáceis de encontrar, tanto em mercearias como em supermercados. É só pôr tudo no copo e misturar.


Cruz Spicy

Ingredientes:

1 gomo de laranja espremida
1 malagueta
8 cl de porto cruz pink
hortelã para decorar
gelo

Preparação;

Num copo com gelo, pôr o vinho do porto, espremer o gomo de laranja, acrescentar a malagueta inteira. Decorar com um ramo de hortelã.

 

Cruz Rosemary

Ingredientes:

1 rodela de gengibre descascado
1 ramo de alecrim
8 cl de Porto Cruz white
Água tónica
Gelo

Prepração:

Num copo com gelo, pôr o vinho do porto, a rodela de gengibre e o ramo de alecrim. Acabar de encher o copo com a água tónica.

Três cocktails em três passos

A marca de vinho do porto Taylor’s propõe três cocktails que normalmente são servidos nas suas salas de prova, no Porto e em Lisboa.

Chip dry & tonic

Ingredientes:
5 cl de Taylor’sChio Dry white port
Água tónica
4 cubos de gelo
1 raspa de laranja
Gelo

Preparação:
Encher um copo de long drink com cubos de gelo e servir o porto. Colocar a água tónica e decorar com a raspa de laranja.

Scarlet

Ingredientes:

5 cl Taylor’s Fine Tawny Port
2 cl sumo de ananás1 cl sumo de limão
1 cl Croft brandy
2 paus de canela
1 folha de hortelã
Gelo moído

Preparação:

Colocar o gelo picado até metade num copo tumbler e adicionar o porto, os sumos de ananás e limão e o brandy. Misturar com uma colher para envolver todos os ingredientes. Adicionar novamente gelo picado e decorar com os dois paus de canea e a hortelã.

Purple

Ingredientes:

6 cl ´Taylor’s Select Reserve Port
2 cl Grand Marnier Liquor
1 cl Croft brandy
1 fatia de laranja
1 folha de hortelã
Gelo moído

Preparação:

Colocar gelo picado num copo tumbler, até metade, e adicionar Taylor’s Select Reserve Port, Grand Mrnier e o Croft. Misturar com uma colher. Adicionar mais gelo picado e decorar com uma fatia de limão e hortelã.

Taylor’s Port – Salas de provas

Rua do Choupelo, 250, V. N. de Gaia
Rua Cais de Santarém, 8, Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend