Cocktails: o verão num copo, pelas ruas e esplanadas de Lisboa

Cocktails: o verão num copo, pelas ruas e esplanadas de Lisboa
Entre terraços panorâmicos e restaurantes com novas e velhas esplanadas em Lisboa, os dias quentes ficam mais arejados e refrescam-se com estes cocktails de autor, que são uma homenagem à estação mais quente.

Basil
Rossio Gastrobar

Aquele que é um dos terraços mais bonitos da capital, com vista para o castelo, reabriu há duas semanas. No sétimo piso do Altis Avenida Hotel, os finais de tarde voltam a ganhar cor e sabor pelas mãos de Flavi Andrade, head bartender do Rossio Gastrobar. O Basil, que une tequila com manjericão e os licores St. Germain, Luxardo e Green Chartreuse, é uma das propostas mais veranis na carta que criou, para acompanhar a cozinha do chef João Rodrigues. Um cocktail que “traz a frescura do manjericão para dentro e fora do copo”, tanto pelo aroma dos rebentos e flores fixados no exterior deste, como na composição da tequila infusionada. “Apetecível aos olhos, nariz e paladar”, explicou Flavi, uma das mulheres de destaque na mixologia nacional.

Rossio Gastrobar. Rua 1º de Dezembro, 118 (Rossio). Tel.: 210440018. Web: rossiogastrobar.com. Das 12h30 às 23h. Encerra de segunda a quarta. Preço do cocktail: 13,50 euros.

 

Sawadee G&Tee
Boa-Bao

É uma versão da casa panasiática, que reabriu no final de maio com reservas aconselhadas em Lisboa e no Porto, de um clássico gin tónico. “Sawadee” significa “olá” em tailandês e este cocktail encurta a distância até este território, neste verão. O destilado é aqui infusionado com citrinos, água tónica e sumo da folha de Pandan – planta asiática com aroma a baunilha, que lhe dá frescura e um tom esverdeado claro, fora do normal no que toca a um clássico destes. A carta de cocktails do Boa-Bao está mais reduzida no pós-pandemia, mas também mais focada nas bebidas mais procuradas. Este é já um ex-líbris do restaurante.

Boa-Bao. Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 30 (Chiado). Tel.: 919023030. Web: boabao.pt. Das 12h às 15h e das 18h30 às 23h. Domingo, até às 22h30. Quarta a sexta, só jantar. Encerra segunda e terça. Preço do cocktail: dez euros.

 

Timeless
V Rooftop Bar

Para além de “refrescante, saboroso e frutado”, é um cocktail intemporal, transversal ao ponto de se beber de dia ou noite, no verão ou fora dele, explica o bartender Luís Levi. Este Timeless integra a novíssima carta de dez cocktails de autor do terraço panorâmico no topo do The Vintage Hotel, que reabriu há uma semana, ainda mais arejado, com mesas mais afastadas. Leva vodka com infusão de hibisco, polpa caseira de morango, ginger ale e clara de ovo e pode e deve ser saboreado com um dos petiscos da casa, de olhos postos no Castelo de S. Jorge.

V Rooftop Bar. Rua Rodrigo da Fonseca, 2 (Príncipe Real). Tel.: 210405400. Web: thevintagelisbon.com. Preço do cocktail: 12 euros.

 

Shochu Margarita
Ajitama Ramen Bistro

O ramen é o claro protagonista dentro destas quatro paredes e na novíssima esplanada em deck criada para saborear a cozinha nipónica no pós-Covid19. Mas também é verdade que o Ajitama já é vem sendo conhecido pela sua reinterpretação de cocktails clássicos, dando-lhe um toque japonês. É o caso da Shochu Margarita, a nova e cítrica bebida do restaurante de António Carvalhão e João Ferreira. Aqui, a habitual tequila da Margarita cede lugar ao destilado japonês shochu, que lhe dá “uma suavidade adicional”, tornando-o num cocktail transversal, que se bebe bem “a qualquer hora do dia e noite”.

Ajitama Ramen Bistro. Avenida Duque de Loulé, 36 (Marquês de Pombal). Tel.: 967761997. Web: ajitama.pt. Das 12h às 23h. Não encerra. Preço do cocktail: sete euros

 

Luxúria Tropical
Doca de Santo

Toda a carta de cocktails de autor, com e sem álcool, remete para férias e dias quentes, usando-se ingredientes como puré de côco com baunilha, a ginga d’Óbidos, frutas e ervas aromáticas. Mas este Luxuria Tropical resume a época veranil num copo, mesmo a tempo de cantar os parabéns à Doca de Santo, que reabriu há um mês em Alcântara, junto à margem do Tejo, enquanto celebra os seus 25 anos. Junta vodka, licor de sabugueiro, puré de manga, sumo e raspas de lima, ananás e uma espuma por cima. Para beber na esplanada, de preferência. Uma verdadeira luxúria.

Doca de Santo. Armazém CP, Doca de Santo Amaro (Alcântara). Tel.: 213963535. Web: docadesanto.com. Das 12h às 15h30 e das 19h às 23h. Sábado, abre às 09h. Não encerra. Preço do cocktail: 8,5 euros.

 

King Kong
Selllva

Abriu há meio ano e a pandemia obrigou-o a encerrar por dois meses. Nesta nova fase, o restaurante de cozinha saudável reabre com uma esplanada pronta a estrear, de 16 lugares. Os dias soalheiros pedem um dos cocktails da casa, todos batizados em homenagem aos clássicos da sétima arte que nos transportam para a natureza. É o caso deste King Kong, que de monstruoso só tem a dose de frescura. Leva gin, toranja, gengibre e cravinho.

Selllva. Rua Mouzinho da Silveira, 32 (Marquês de Pombal). Tel.: 215998814. Web: facebook.com/selllva.lx. Das 12h às 15h30 e das 19h às 23h. Não encerra. Preço do cocktail: sete euros.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend