Cinco bons vinhos para acompanhar bacalhau

(Fotografia: DR)
O bacalhau à mesa é sinal de festa partilhada e de reuniões vagarosas com a família e os amigos. Vai contudo longe o tempo das verdades insofismáveis, o que sabemos hoje e a parafernália rica de vinhos disponíveis permitem-nos a recomendável prática da experimentação. São muitas as receitas e os petiscos, e o próprio bacalhau que encontramos hoje no mercado pede conferência. Não se deixe levar por mitos do tipo tinto ou branco, deixe-se levar pelos vinhos que selecionámos para seguir por veredas menos usadas. Boas provas!

TICTAC MERLOT LISBOA TINTO 2015 (13%)
MONTE BLUNA

100% Merlot, vinha de encosta 300m em Arruda dos Vinhos, com cerca de 20 anos. Fermentação em inox, maloláctica em casco usado de carvalho francês. Dois anos de estágio em inox. Uma excelente surpresa, forte em especiarias e leal à casta, é um excelente parceiro para um bacalhau de cebolada no forno como é o caso da formulação à Narcisa.

Preço: 35 euros

JOÃO PORTUGAL RAMOS ALVARINHO VERDE BRANCO 2019 (12%)
J. PORTUGAL RAMOS

100% Alvarinho. Solos de origem granítica da região de Monção. Amarelo palha esverdeado. Nariz de vagem de ervilhas, maçã verde e melaço. Boca cítrica, a marcar toranja e gengibre, frescura equilibrada, pronto para pratos de forno com a inefável base portuguesa de azeite e alho. Belíssimo por isso para o bacalhau à lagareiro.

Preço: 12 euros

MONÓLOGO AVESSO VERDE BRANCO 2019 (13%)
A&D WINES

100% Avesso, uvas da Quinta de Santa Teresa. Cor amarelo dourado. Nariz de maçã bravo-de-esmolfe, flores e infusão de jasmim. Boca tropical, a sugerir manga e melão. Final com persistência acima da média, terminando equilibrado. Ideal para o corte do autêntico e cremoso bacalhau à Brás, graças ao balanço acidez-corpo que o vinho apresenta.

Preço: 8 euros

POÇAS FORA DA SÉRIE ORANGE WINE DOURO BRANCO 2019 (12,5%)
MANOEL D. POÇAS JÚNIOR

Arinto e Códega. Cor laranja carregado, reflexos dourados cristalinos. Aromas de marmelo cozido e mel. Boca de entrada acídula, sugestões de chocolate branco e nêspera madura. Meio de boca algo frágil, pronuncia-se melhor no fim, salino e floral, sempre uno e elegante. Vinho muito original, que vai casar na perfeição com bolinhos e pataniscas de bacalhau.

Preço: 19 euros

ADEGA DE PENALVA CLARETE DÃO TINTO 2018 (12,5%)
AD. COOP. PENALVA DO CASTELO

Encruzado e Tinta Roriz. Fermentação em lagar inox durante um dia e terminada em barricas usadas, onde estagiou 6 meses. Engarrafado ao fim de 18 meses. Vermelho escuro aberto. Aromas de amoras e mirtilos com notas de raspa de toranja. Boca ligeira, bem marcada em termos de acidez. Final curto mas rico. Vai ligar bem com o sempre difícil bacalhau à Gomes de Sá.

Preço: 7 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend