Café Klandestino: os cocktails que recriam no copo os sabores de uma tasca

Café Klandestino, em Lisboa. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)
Abriu há quatro anos no Intendente, e tornou-se numa referência da mixologia na capital. Agora, o Café Klandestino recria no shaker os sabores clássicos de uma tasca portuguesa, com cocktails como o Melão e Presunto, inspirada neste dueto veranil.

Tal como o areal e o mar, a sardinha e o pão, o tremoço e a esplanada, há duplas inseparáveis e incontornáveis nos dias quentes. Outro caso é o melão e o presunto, os dois protagonistas de um dos cocktails de autor do Café Klandestino, que tem deixado marca no mundo da coquetelaria em Lisboa, desde que abriu no Intendente, há quatro anos. Desde então, renovou-se e surge com uma carta que pretende recriar os clássicos de uma típica tasca portuguesa, mas nos shakers.

Este Melão e Presunto inspira-se em dois clássicos, a margarita e o last word, e leva tequila, mezcal, licor francês de ervas, cordial de melão picante (quase como um xarope mas mais ácido) e uma telha de presunto desidratado a acompanhar, para dar um elemento crocante e substituir o sal da margarita. O doce do melão equilibra com as notas de fumo do mezcal, numa “bebida refrescante”, tal como a dupla que o originou, “clássica na praia ou na tasca”, conta João Pedro Resende, bartender lisboeta de 30 anos e responsável pelo bar, que abriu depois de uma passagem por Barcelona.

Melão e Presunto é um dos cocktails de autor do Café Klandestino. (Fotografias de Reinaldo Rodrigues/GI)

João Pedro Resende, bartender e responsável pelo bar que abriu há quatro anos no Intendente.

Na carta com quase duas dezenas de cocktails – com preços a partir dos seis euros, surgem outras propostas como o Arroz de Marisco (quase que um Bloody Mary, com gin cozinhado com arroz carolino, aperol e caldo de legumes e algas), o “muito veranil e frutado” Morangos com Chantilly (rum branco, licor de genciana, erva-príncipe, chocolate branco, morango e coco) ou o Bulhão Pato (rum, vinho branco, azeite, xarope de mostarda, tintura de alho e limão).

Sabores para provar ao balcão em madeira ou pelos 40 lugares do Café Klandestino, onde coabitam disco em vinyl, sacas de café, plantas, antigas radiofonias, o merchandising da casa – bonés, t-shirts, meias – e o quadro sugestivo onde se lê a frase “mi casa es su casa, pero con respeto”. E há novidades para breve: o bartender quer abrir um segundo espaço em Lisboa.

A mais recente carta do espaço recria, em cocktails, os sabores clássicos de uma tasca portuguesa.

O bar de cocktails alfacinha fica situado na Rua no Benformoso.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend