Bons mocktails e refrescos para provar no Porto e em Lisboa

Camélia Brunch Garden. (Foto: Artur Machado/GI)
Quatro sugestões de bons cocktails sem álcool, limonadas e sumos naturais para aproveitar o final do verão no Porto e em Lisboa.

Kombucha de café

Kombucharia Tap-Room, Porto

Lançada no verão por se adequar ao calor e ao ar livre, esta kombucha remete para o sabor do mazagran, o refresco de café aromatizado com limão.

Este sabor sazonal de edição limitada nasceu de uma parceria entre Aquela Kombucha e Senzu Coffee Roasters, um projeto de torrefação de café de especialidade do Porto. “Além dos nossos sabores permanentes, vamos sempre criando edições limitadas o que nos dá oportunidade de trabalhar com outros projetos e outro tipo de produtos”, diz Maria Lima, que lançou o projeto de kombuchas durante a pandemia. A produtora admite que estava cética porque “nunca tinha provado uma kombucha de café” e na altura pensou que pudesse ser confuso para o público português grande consumidor de café. Mas os testes correram bem e o sabor revelou-se bastante familiar, lembrando o mazagran. A bebida foi preparada com a base de chá fermentado, adicionando grãos de café arábica das Honduras, torrados pela Senzu. A bebida pode ser provada na Kombucharia, a tap-room da marca, no Bonfim, tanto à pressão como em garrafa. “A receção tem sido muito positiva, vamos ver até se não é um sabor para ficar”, remata Maria Lima. Preço: copo: 1,50 euros; 1 litro, 6 euros; garrafa 250 ml, 2,50 euros.

O novo sabor de café d’Aquela Kombucha. (Foto: Aquela Kombucha)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Sumo de maçã, pepino e espinafre

Camélia Brunch Garden, Porto

Conhecido principalmente pelos brunchs, o Camélia tem também uma lista de sumos originais e cheios de vitaminas.

Esta opção da carta de primavera/verão do Camélia surgiu da vontade de utilizar como base a maçã verde. “A partir daí foi pensar que combinações poderiam funcionar com este sabor”, diz Pedro Bateira, responsável pelo Camélia Brunch Garden. O responsável do bar Rafael Faria acrescentou-lhe pepino doce, para contrabalançar a acidez da maçã verde e, por fim, entram os espinafres crus. Vai tudo ao liquidificador e a mistura não abafa nenhum dos ingredientes, que se revelam todos no aroma e no sabor. Este refresco muito nutritivo é um dos vários sumos naturais disponíveis na carta do Camélia, que conta também com vários cocktails. Além disso, o espaço, mesmo junto ao rio Douro, é bem conhecido pelas suas opções de brunch, em que se destacam as panquecas, os ovos e muitas frutas. Preço: 3,50 euros.

O sumo de maçã, espinafre e pepino do Camélia Brunch Garden. (Foto: Artur Machado/GI)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Pink Lemonade

The Therapist, Lisboa

Nem só de limão se faz uma limonada. Esta Pink Lemonade do The Therapist está aí para o provar.

A cor avermelhada mostra que esta não é uma limonada normal. A Pink Lemonade chegou à carta do The Therapist no final do ano passado e junta ao sumo de limão o Blend Beet Berries feito na casa, que mistura beterraba, lucuma, hibisco, açaí, goji e frutos vermelhos. A bebida original que vai ao encontro da missão deste espaço, focado nos ingredientes locais e orgânicos que promovem bem estar físico e mental. Quem queira provar as restantes limonadas, tem a original (que adiciona sementes de chia) ou até a negra (com carvão ativado). Há novidades no The Therapist, que começou como clínica de terapias não convencionais e cafetaria, e criou depois restaurante e loja. A marca ganhou novo espaço e esplanada, ainda que no mesmo local, no eclético LX Factory. Bruschetta de morango balsâmico e rúcula, panquecas de avelã ou salada de kale e miso são algumas das novidades da carta de verão. Preço: 2,50 euros.

A Pink Lemonade do The Therapist.(Foto: The Therapist)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Gisele Sem Bündchen

Lat.a, Lisboa

Tal como há cocktails sem álcool, também pode haver Gisele Sem Bündchen, o mocktail a provar no Lat.a.

A fruta é para todo o ano, mas ganha peso extra no verão. E consome-se de várias formas, como é o caso deste mocktail do Lat.a, o restaurante que surgiu há um ano nas Docas de Alcântara com petiscos inspirados na América Latina. O Gisele Sem Bündchen, um nome que brinca com humor ao facto de não ter álcool, junta frutas exóticas, vermelhas e cítricas, com sumo fresco de maracujá, de morango e de laranja. A sua cor garrida e quente apela à esplanada do espaço, com vista para o rio Tejo, e a grande pedra de gelo que está no copo garante a frescura. O mocktail frutado está na carta desde o início, assim como os outros dois exemplos sem álcool: o Pablo Sem Escobar (lima, abacaxi e hortelã) e o Frida Sem Kahlo (infusão de frutos vermelhos, lima e cardamomo). Para acompanhar há ceviches, tacos, guacamole, feijoada à brasileira, moquecas ou picanha. Preço: 4 euros.

Gisele Sem Bündchen, do Lat.a. (Foto: André Luís Alves/GI)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend