Bartender em casa: receita de um cocktail para aquecer o serão

Bartender em casa: receita de um cocktail para aquecer o serão
Aguardente, vinho do Porto e canela são os protagonistas do Smoky Bastard, um dos cocktails de autor de Fábio Nobre no novo Cavalariça Lisboa, irmão mais novo do clássico homónimo da Comporta. O head bartender partilha a receita.

É um casamento de sabores que aconchegam qualquer serão em casa, nestas semanas frias de confinamento. Aguardente vínica, vinho do Porto e canela são os cabeças-de-cartaz deste Smoky Bastard, um dos cocktails de autor que Fábio Nobre criou para a carta do Cavalariça Lisboa, o restaurante pop-up, irmão do clássico homónimo da Comporta, e que se encontra na porta 86 da Rua da Boavista, entre o Cais do Sodré e Santos, até ao final de março.

No bar, o head bartender que trocou Inglaterra por Portugal para reforçar a equipa do Cavalariça faz combinações criativas que juntam gin e vermute a óleo de toranja ou rum a xarope de cigarrilha, hortelã, espumante e lima, para além de produzir a sua própria ginger beer, por exemplo.

O Smoky Bastard do restaurante Cavalariça Lisboa. (Fotografias: DR)

As propostas que saem do seu shaker acompanham a cozinha contemporânea do chef Bruno Caseiro, como as ostras com ajo branco e pêra, os croquetes de cachaço de porco alentejano com maionese de amêijoa e mostarda, o brioche torrado com pairfait de fígados de galinha e chutney de laranja, e os tortellini de galinha com cogumelos silvestres e caldo de presunto.

O Cavalariça Lisboa, que aderiu em dezembro aos brunches de fim de semana, reabre assim que terminar o atual período de confinamento. No futuro, abrirá um espaço fixo também em Lisboa, junto à Praça Luís de Camões. Até lá, fica a receita para replicar o Smoky Bastard em casa.

 

RECEITA

Smoky Bastard

Ingredientes:
40ml Aguardente vinica velha Brejinho da Costa
25ml Porto Tawny
15ml Xarope caseiro de canela
1 pau de canela ligeiramente queimado como garnish

Preparação:
Misturar todos os ingredientes num shaker e abanar. Colocar num copo baixo com gelo.

Fábio Nobre é o head bartender do espaço.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend