Restaurante-bar lisboeta serve vinho topo de gama a copo

Não foi o primeiro a fazer do vinho a copo uma alternativa credível, mas foi pioneiro a disponibilizar vinhos e espumantes de gama mais elevada nessa mesma fórmula.

Deu muito que falar o lan­çamento, no final de ou­tubro, do Casa Ferreiri­nha Barca Velha 2008, um vinho ao alcance de poucos, mas que o Sommelier-Wine Restaurant faz questão, como aconteceu com a edição anterior de 2004, de ser­vir a copo – mesmo que para is­so não possa cobrar menos de 26 euros por uma dose de 25 ml.

Esta «ousadia», que se esten­de a quase uma centena de refe­rências nacionais e estrangeiras com preços entre os cerca de três e as várias centenas de euros (no caso de um legítimo Petrus, por exemplo), foi desde o início pon­to de honra para os dois sócios, o português Mário Teixeira e o russo Evgeny Boldyrev.

Para tal ser possível, contam com uma equipa constituída pelo escan­ção Rafael Sá, realizam provas vínicas frequentes e, detalhe que faz toda a diferença, investiram em nove Enomatics – a marca italiana que fornece as melho­res máquinas que há no merca­do para dispensar vinho a copo, preservando-os nas melhores condições por até um mês após a garrafa aberta.

No Sommelier, a parede in­teira dedicada a esta modalida­de impressiona, mas, mais do que apenas um wine bar, trata-se de um restaurante vínico. Ao jantar, e apenas ao jantar, os vinhos são complementados pela cozinha do chef Ricardo Sousa, que além das propostas à la carte (sopas, sala­das, peixes, massas, carnes ma­turadas) pensou ainda num menu degustação, a 55 euros, que pode ser harmonizado com três dife­rentes suplementos vínicos (en­tre os 30 e os 70 euros por pessoa).

 

Sommelier-Wine Restaurant
Rua Telhal, 57-63 (Torel).
Tel.: 966244446.
Web: sommelier.pt
De segunda a sexta, das 18h30 às 00h45, fim de semana abre às 19h00. Preço
médio: 40 euros