Amora Brava: o produtor do Dão que junta vinho e arte

Quando Vasco Fernandes - Grão Vasco - pintou o primeiro indígena da América do Sul a partir da descrição de Pêro Vaz de Caminha no conhecido painel Adoração dos Reis Magos, estava longe de imaginar que o personagem fosse um dia nome de vinho. No produtor Amora Brava tudo é intencional e original. Veja mais na galeria.

Quando o vinho for apenas uma bebida indistinta engarrafada, o mundo acaba. Por outro lado, um pequeno detalhe diferente num vinho abre todo um novo mundo, pelo que a atitude certa para provar cada vinho deve ser a abertura ao inteiramente novo. Já estamos habituados a boas surpresas no Dão, a última década tem sido excitante, pela diversidade de estilos e pela apresentação de castas que ja tínhamos por esquecidas. Carlos Silva é um dos grandes intérpretes da região, enólogo incontornável da cena nacional e fez com Susana Abreu, sua mulher, a Amora Brava.

Vinho e Arte encontram-se muitas vezes por acaso e o fenómeno aconteceu perante a obra única de Grão Vasco que é a adoração dos reis magos. O mestre terá chegado à figura através da descrição pormenorizada de Pêro Vaz de Caminha, escrivão do Pedro Álvares Cabral. Grão Vasco foi sensível à riqueza dos pormenores aí contidos e produziu da sua imaginação, Baltazar, o índio rei, transformado em vinho do Dão por Carlos Silva, hoje vinho oficial dos museus Grão Vasco, em Viseu, e de Arte Indígena, em Curitiba.

Recupera um estilo franco e clássico do Dão, com castas autóctones e intervenção mínima na vinificação. Vinhos de grande talante enológico, ao estilo de Carlos Silva. Junta-se um outro, Psique, evocativo de uma passagem no museu do Louvre, em Paris, em que psique, a mais bela terrena, faz Cupido tomar-se de amores e após o toque da flecha torna-se deusa e conseguem unir-se no Olimpo. A prova de que o vinho e a arte de alimentam reciprocamente.

 

Leia também:

10 bons vinhos que marcam pela diferença
Vinho verde: 7 exemplos de frescura e ousadia
10 bons vinhos que mostram a força da família




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend