Aguardentes: 5 escolhas para os grandes momentos

Guarde na garrafeira estas 5 aguardentes, ideais para os grandes momentos. (Fotografia: Artur Machado/GI)
Se possível, mantenha esta selecção em local fresco, para poder consumir diretamente, sem mais manipulações.

Procure o melhor e não se contente com menos. E guarde na garrafeira aqueles valores que sabe não só ser seguros, mas também que obedecem ao seu critério muito individual de prazer. Se possível, mantenha esta selecção em local fresco, para poder consumir diretamente, sem mais manipulações. Isto inclui, obviamente, prometer que jamais vai aquecer o balão para servir a sua aguardente favorita. É uma bebida inteira e feita com arte e orgulho, há que lhe fazer as loas sem mais; apenas há que escolher a companhia, que se deseja sempre que seja a melhor. O contacto com o copo muito quente vai forçar o álcool a evaporar, e o consequente desmoronamento da bebida tão boa que pode e deve ser a de uma aguardente especial.

 

01 | Magistra Aguardente Velha (40%) 70cl
Esporão – 145 Euros

50% Tália (Ugni Blanc), Malvasia Rei, Alicante Branco, Boal. Aroma complexo frutado (frutos secos, noz e amêndoa) com boa madeira, notas de baunilha, de especiaria e ligeiro floral. É uma das grandes aguardentes nacionais de perfil moderno, preparada para a fruição de um charuto forte e robusto. Surpreendentes a pureza e a elegância desta bebida única.

 

02 | Quinta do Gradil Aguardente Velha XO (38%) 70cl
Parras – 170 euros

A história desta aguardente começa em 1970, com a destilação de vários de castas autóctones da Região de Lisboa em alambiques charentais. Luís Vieira honra aqui com garbo e excelência a memória do seu avô, o “Ganita”, como carinhosamente era conhecido, cujo centésimo aniversário foi recentemente celebrado na bonita Quinta do Gradil. Ao engarrafar esta relíquia, está também a comprometer-se com o futuro, pelo que a destilação será actividade para continuar.

 

03 | Mamoré de Borba Edição Comemorativa 50 Anos (37,5%) 70cl
Sovibor – 125 euros

A Sociedade dos Vinhos de Borba representa o renascer das cinzas de uma produção que esteve vários anos encerrada. Fernando Tavares foi o brilhante empresário que quis reerguer a reputação vínica da empresa, chegando-a ao peito e impondo-lhe o crivo da modernidade. Com António Ventura, secundado por Ana Rita Tavares, elevou as talhas a os alambiques à excelência. Tudo nesta aguardente maravilhosa representa esse esforço, conseguido.

 

04 | Caves São João 94 Anos de História 1965 (40%) 70cl
Caves São João – 230 euros

O enorme talento enológico de António Carvalheira, enólogo das Caves São João, no coração da Bairrada, sente-se em toda a sua oferta. Este lote, contudo, encerra quase a totalidade da história da região, no que tem de mais sensível e especial. Esta aguardente foi lançada recentemente e é a prova provada de que é no passado que está a semente do futuro. Imperdível.

 

05 | Aliança XO 40 Anos (40%) 50cl
Bacalhôa – 100 euros

Mais de 40 anos em tonéis de carvalho francês, americano e português. As Caves Aliança, hoje integradas no universo Bacalhôa Vinhos, representam todos os clássicos da região, por cobrirem toda a gama de estilos e gostos. Francisco Antunes é a figura incontornável e ao mesmo tempo o porta-estandarte desta grande casa, cuja visita é imperativa para qualquer apreciador sério.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend