Aguardente DOC Lourinhã: uma quinzena com provas, visitas, comida e prémios

Adega Cooperativa da Lourinhã. (Foto: Paulo Spranger/GI)
A 10.ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã está de volta em novembro com visitas, provas comentadas, restaurantes aderentes, prémios e conversas.

Falar de Lourinhã é falar de aguardente, ou não fosse esta uma das três regiões demarcadas da Europa na produção de aguardente vínica com selo DOC, há quase trinta anos. E por isso mesmo, a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã está de regresso marcado com a sua 10.ª edição, que junta conversas, visitas, provas e prémios entre os dias 11 e 21 de novembro.

As comemorações, ainda assim, começam mais cedo. Já a partir de dia 6 e até 13 de novembro, a Adega Cooperativa da Lourinhã abre portas a todos os que queiram conhecer de perto o processo de produção deste destilado local. Entre as 10h e as 15h, fazem-se visitas ao espaço, aprende-se sobre o envelhecimento da aguardente e o método tradicional de rotulagem. Há ainda espaço para provas comentadas e um sorteio de prémios relacionados com a Quinzena Gastronómica, numa iniciativa que requer inscrição prévia, pelo e-mail [email protected].

João Pedro Catela, presidente da Adega Cooperativa da Lourinhã. (Fotos: Paulo Spranger/GI)

A partir de dia 11, 19 restaurantes da região reforçam as suas cartas com propostas de entradas, pratos principais, sobremesas e cocktails (estes últimos, uma novidade este ano) que incluem a Aguardente DOC Lourinhã como ingrediente obrigatório. Alma Nova (Lourinhã), Areal Beach Bar by Chakall (Praia do Areal Sul), Barracão do Petisco (Marquiteira), Carlos dos Leitões (Nadrupe), Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Mar do Norte (Praia de Porto Dinheiro), Novo Parque (Parque da Fonte Lima), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), O Zambujo (Zambujeira), Os Severianos (Casal Novo da Amieira), Paraíso do Foz (Alto Foz), Páteo Ibérico (Lourinhã), Pizzaria da Praia (Praia da Areia Branca), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Solmar & Terrace (Praia da Areia Branca), Terra à Terra (Lourinhã), Vestigium (Reguengo Pequeno) e Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia) são os restaurantes aderentes na edição deste ano.

Também dia 11, pelas 14h30, decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal da Lourinhã uma conversa aberta sobre o tema “Aguardente DOC Lourinhã: Tradição e Futuro”, com a presença de especialistas e transmissão ao vivo na página de Facebook do Município. Já entre os dias de 6 e 13 de novembro, das 14h às 17h30, o Posto de Turismo da Lourinhã recebe visitantes para provas gratuitas de produtos Marca Lourinhã, confecionados com o destilado local.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend