A nova rota dos Vinhos do Tejo passa à porta de 14 produtores

Wine Route 118. (Fotografia: Gonçalo Villaverde)
A Wine Route 118 é a nova rota que pretende promover os Vinhos do Tejo, somando 150 quilómetros, sete concelhos e 14 produtores de vinho locais, de Abrantes até Benavente.

Ao todo, soma cerca de 150 quilómetros, ao longo da EN118, e bate à porta de 14 produtores locais. Chama-se Tejo Wine Route 118 e é a nova rota que pretende promover os Vinhos do Tejo e as atividades de enoturismo ao longo da margem esquerda do rio.

A iniciativa, apresentada esta semana, pertence à Rota dos Vinhos do Tejo, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e o apoio do Turismo do Alentejo e do Ribatejo. Pelos sete concelhos que a Wine Route 118 atravessa (Abrantes, Constância, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Salvaterra de Magos e Benavente), dá-se a conhecer 14 produtores vínicos, com visitas às vinhas, provas de vinhos, visitas às adegas, refeições, alojamento ou zonas de loja para abastecer a garrafeira de casa.

A Wine Route 118.

O digital será o principal veículo de promoção da rota vínica. A seu tempo chegará um microsite e, quem sabe, uma app, mas já se pode conhecer melhor estas quintas vínicas nas páginas oficiais do Facebook e do Instagram dos Vinhos do Tejo. Para assinalar a apresentação da rota, no Instagram dos Vinhos do Tejo será partilhada, entre 30 de agosto e 4 de setembro, a viagem do sommelier Pedro Ramos (do lisboeta Alma, detentor de duas estrelas Michelin) ao longo da Wine Route 118.

“A Tejo Wine Route 118 é uma “ferramenta” de promoção do território e dos vinhos da região, sendo que vai reunir outros players para além dos produtores de vinho, estendendo-se à gastronomia, aos costumes e tradições locais e também a experiências nativas, como passeios a cavalo, viagens de barco no rio Tejo, entre outras. O vinho dará o mote e será o elemento agregado para exploração do território e de momentos de partilha, em família ou entre amigos, enófilos ou não”, explica João Silvestre, presidente da Rota dos Vinhos do Tejo.

A rota inclui produtores de Abrantes até Benavente. (Foto: Gonçalo Villaverde)

“A Tejo Wine Route 118 pretende ser uma espécie de “guia” e um ponto de partida para a descoberta da região dos Vinhos do Tejo, para além desta rota. Se há quem vá querer cumpri-la religiosamente, estamos certos de que haverá quem se vá querer desviar e “perder” por outras rotas na região”, acrescenta o mesmo responsável.

Esta é a lista de produtores vínicos incluídos na Wine Route 118:

Casal da Coelheira (Tramagal, Abrantes)
Quinta da Lagoalva (Alpiarça)
Pinhal da Torre (Alpiarça)
Casa Paciência (Alpiarça)
Quinta da Atela (Alpiarça)
Quinta do Casal Monteiro (Almeirim)
Fiuza (Almeirim)
Adega Cooperativa de Almeirim (Almeirim)
Falua (Almeirim)
Quinta da Alorna (Almeirim)
Quinta do Casal Branco (Almeirim)
Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo (Benfica do Ribatejo, Almeirim)
Casa Cadaval (Muge, Salvaterra de Magos)
Companhia das Lezírias (Samora Correia, Benavente)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend