A nova garrafeira Winenonymous, em Lisboa, tem pequenos grandes vinhos

Filipe Leonardo é o proprietário da garrafeira Winenonymous, em Campo de Ourique. (Fotografia de Rita Chantre)
Entre vinhos tinto, branco, rosé, espumante, espumante tinto, pet nat, clarete, palhete, oranges, de curtimenta, biológicos e veganos há soluções para todos os momentos de consumo, conforme mostra a nova loja entre a Estrela e Campo de Ourique Winenonymous, dedicada aos pequenos produtores vinícolas.

Às segundas-feiras, Filipe Leonardo, 44 anos, troca Lisboa pelo Douro para se focar na gestão da Quinta do Todão, na aldeia de Gouvinhas, Sabrosa, pertencente à família do sogro há quase três séculos. “Procuramos produzir vinhos de qualidade com o perfil típico do Douro, através de uma abordagem ambientalmente sustentável, e temos quatro referências”, começa por explicar. Desde sempre apreciador, ainda que até então nunca tenha tido muito contacto com os vinhos, dedica-se hoje à loja Winenonymous, criada para “dar a mão” a pequenos produtores como ele.

A vida de Filipe deu algumas voltas até fixar-se neste pequeno espaço de onde se vê passar os famosos elétricos da Carris 25 e 28, na fronteira entre a Estrela e Campo de Ourique. Formado em relações internacionais e com pós-graduações na área da saúde, deixou o trabalho em prol da quinta da família e auxiliou o sogro primeiro nos assuntos comerciais, e já depois na gestão da vitivinicultura. De permeio, obteve o nível 2 do WSET, “um curso de nível inicial a intermédio adequado a profissionais e entusiastas do vinho”, lê-se online na Wine & Spirit Education Trust.

(Fotografia de Rita Chantre)

(Fotografia de Rita Chantre)

“Com o tempo, fui-me apercebendo do negócio das garrafeiras, [do tipo de oferta que tinham] e das suas fragilidades, bem como o que eu podia trazer de novo”, auscultando outros pequenos produtores nas feiras em que participava. Com o nome registado desde a pandemia e vontade de dar palco a projetos marcados pela qualidade, lançou mãos à obra para pôr a garrafeira de pé, com a ajuda da mulher e de orientadores especializados. A decoração, minimalista e num estilo industrial, tem paredes cinzentas escuras e prateleiras que destacam a arte dos rótulos.

Escolhidas por Filipe com base em critérios como a qualidade e a autenticidade do projeto – em paralelo com o nível de artesanalidade ou profissionalismo da produção -, as 120 referências à venda chegam de Trás-os-Montes, Douro, Dão, Vinhos Verdes, Bairrada, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo e Açores, estando para breve Algarve e Madeira. “Tenho um pouco de tudo”, diz, desde os vinhos de Estremoz Já Te Disse, com rótulos de Siza Vieira, aos espumantes de Joaquim Arnaut, passando pela Quinta da Pedra Alta, feito com a ameaçada casta Donzelinho.

(Fotografia de Rita Chantre)

Entre vinhos tinto, branco, rosé, espumante, espumante tinto, pet nat, clarete, palhete, oranges, de curtimenta, biológicos e veganos há soluções para todos os momentos de consumo. A loja vende também vinho a copo (branco, tinto e rosé Quinta do Todão, moscatel, Ginjíssima, Porto 10 anos tinto e branco e cerveja artesanal Búzia, feita com leveduras de vinho), podendo o cliente comprar e abrir a garrafa com taxa de rolha, e tábuas de queijo e charcutaria para estar na esplanada. A intenção é organizar, quinzenalmente, provas comentadas pelos produtores.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Domingos Sequeira, 64B (Estrela), Lisboa
Telefone
914 900 320
Horário
Das 11h às 20h. Encerra domingo e segunda-feira.
Custo
() Vinhos de 6,50 a 500 euros/garrafa.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Ler mais







Send this to friend