A natureza no copo e no prato, no Senhor Uva, na Estrela

Senhor Uva, Lisboa. (Fotografia de Paulo Spranger/GI)
Em Lisboa, o Senhor Uva concilia 400 vinhos naturais de todo o mundo e uma cozinha plant-based, um “casamento perfeito” pelas mãos de um casal canadiano. A vizinha garrafeira Caverna das Uvas é o novo projeto.

Nasceram e casaram em Montreal, mas a vida “intensa e competitiva” levou os canadianos Marc Davidson e Stéphanie Audet a procurar uma rotina “mais equilibrada, sem largar as nossas paixões”, explica Marc, com mãe natural de Macau e que sempre se habitou a passar férias em Portugal. Depois da lua-de-mel em Cabo Verde, em 2018, mudaram-se para cá e passaram o primeiro mês a viajar de carro por Portugal, de norte a sul.

No Senhor Uva, bar e restaurante que abriu em 2019 a dois passos do Jardim da Estrela, fazem o “casamento perfeito” entre vinhos naturais e petiscos plant-based. Ele sempre esteve ligado aos vinhos naturais, já no Canadá. Ela sempre trabalhou em cozinha, tendo passado por países como Havai, Brasil, México e EUA. “Estou sempre a fugir do frio”, ri-se Stéphanie, que trabalha com quintas familiares para receber os vegetais e frescos da época. Ceviche de jaca verde, aji amarillo, clementina e abacate; e o xerém que junta cogumelos, miso, avelã, acelga e queijo pecorino são alguns dos petiscos da casa.

O Senhor Uva nasceu há quatro anos e soma dois espaços na mesma rua, na Estrela. (Fotografias de Paulo Spranger/GI)

Stéphanie Audet e Marc Davidson são o casal à frente do projeto.

O crescimento do público e a necessidade de expandir foi tal que um segundo espaço do Senhor Uva abriu em 2021, no outro lado da estrada, ao qual chamam a Sala Manuel, em homenagem ao dono da mercearia que ali estava, e que se reformou. Na garrafeira, somam cerca de 400 referências naturais, um terço destas portuguesas, as restantes de quase duas dezenas de países.

A importância dada ao vinho é tal que todos os funcionários de sala são escansões de formação. “O mercado dos vinhos naturais cresceu muito. Os portugueses têm maior curiosidade, maior abertura e já chegam cá com algum conhecimento”, explica Marc, que faz visitas frequentes a produtores espalhados pelo país. “É importante conhecer a pessoa por trás do vinho, para termos confiança no produto”, diz.

Os vinhos naturais são um pilar, somando-se quatro centenas de referências, de todo o mundo.

A Caverna das Uvas, uma garrafeira a dois passos do Senhor Uva, também de vinhos naturais, é uma das novidades.

A poucos metros do Senhor Uva, o casal abriu um novo projeto. A Caverna das Uvas é a garrafeira onde se compra mais de uma centena de vinhos naturais do mundo. É aqui que se apostará em provas e apresentações de vinhos, workshops e outras atividades divulgadas nas redes sociais.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Santo Amaro, 66A, Lisboa
Telefone
213960917
Horário
Das 18h30 às 01h. Não encerra.
Custo
() Preço: vinhos a copo no Senhor Uva desde 5,5 euros; garrafas na Caverna das Uvas desde 12 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend