9 vinhos para celebrar os 40 anos da Região Demarcada da Bairrada

9 vinhos para celebrar os 40 anos da Região Demarcada da Bairrada
Uma seleção de nove vinhos tranquilos que acompanha a celebração, por estes dias, dos 40 anos da Região Demarcada da Bairrada, que se tem revelado rica em estilos e marcas.

A Bairrada é de todas as nossas denominações de origem a que mais clássicos nos deu até hoje. Isso não a tem impedido, contudo, de inovar e foi-se reconfigurando, quase antecipando as mudanças do gosto e as constrições climáticas a que estamos a assistir. Nada como provar para conferir o que a região está a produzir, num matizado rico em estilos, lotes e marcas que nenhuma outra consegue apresentar. Deixamos os espumantes para um outro momento, certos contudo que aí a liderança é incontestável; nesta seleção, necessariamente exígua, focamo-nos nos vinhos tranquilos. Boas provas!

 

Casa da Saima Baga da Corga Bairrada tinto 2014 (13%)
Casa da Saima
100% Baga, a mostrar a casta rainha da Bairrada na forma mais minimalista. Além do aspeto pedagógico, é importante conhecer e provar este vinho para perceber como com a enologia certa se consegue elevar ao patamar mais elevado vinhos de estrutura simples e pouco interventiva.
Preço: 10 euros

 

 

Marquês de Marialva 65 anos Garrafeira Bairrada tinto 2001 (14,5%)
Adega de Cantanhede 2001
100% Baga, proveniência de vinhas em solos argilo-calcários com forte influência marítima. Impressiona pela juventude que ainda mostra, e que lhe dá longevidade por pelo menos mais duas décadas em cave. Belíssimo marco biográfico para uma adega exemplar.
Preço: 90 euros

 

Quinta das Bágeiras Cercial Bairrada Branco 2016 (13,5%)
Quinta das Bágeiras
Vinho lançado na celebração dos 30 anos da casa vinhateira, à maneira de manifesto a favor da produção de grandes brancos na Bairrada. É um estreme da casta Cercial e é o primeiro a sair da adega propriedade do prodigioso Mário Sérgio Nuno, bairradino dos quatro costados.
Preço: 56 euros

 

Caves S. João 99 anos de História Bairrada Rosé 2018 (12,5%)
Caves S. João
100% Pinot Noir. Vinho totalmente contra a corrente, a elencar o derradeiro degrau a caminho do centenário da casa. Se a Bairrada nos deu clássicos, este produtor deu-nos valores seguros sempre, e com um pendor forte de inovação. Enologia brilhante, vinho muito fino.
Preço: 28 euros

 

Sidónio de Sousa Garrafeira Bairrada Tinto 2011 (13,5%)
Dulcínea Santos Ferreira

100% Baga. Vinho proveniente de solos argilo-calcários da zona de Ancas. Impressionante a sua força, esmagador o seu equilíbrio. Tem décadas de vida em cave pela frente e já dá um prazer muito grande a beber. A chave da modernidade da Bairrada.
Preço: 34 euros

Kompassus Private Collection Baga Bairrada Tinto 2013 (14,5%)
Kompassus
Clássico de perfil moderno. Os vinhos desta casa apresentam-se sempre muito equilibrados e nesta série a exigência de frescura e força faz aumentar ainda mais o fator prazer. É um dos vinhos mais gastronómicos da Bairrada, desempenho notável com a gastronomia da região.
Preço: 39 euros

 

Quinta dos Abibes Reserva Bairrada Tinto 2015 (13,5%)
Quinta dos Abibes
50% Cabernet Sauvignon, 50% Touriga Nacional. Esta última passa por barricas novas e de segundo ano, o conjunto resulta fresco e vibrante. Preço imbatível para a qualidade oferecida, representa uma abordagem diferente da região.
Preço: 10,5 euros

Ataíde Semedo Grande Reserva Baga Bairrada Tinto 2015 (13,5%)
Ataíde Semedo
Muito elegante, ótimo balanço de concentração e extração. Incrível relação qualidade/preço e e muito prazer a beber. Um Baga com um pé na tradição e outro no futuro, preparado para os novos desafios da mesa e dos públicos.
Preço: 15 euros

 

Colinas Reserva Bairrada Tinto 2011 (14%)
Idealdrinks
Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Merlot. O lote é claramente evocativo dos clássicos de Bordéus e o vinho mostra como, no fundo, ambos os terroirs estão ligados quase pela via umbilical. Dá muito prazer a beber e apresenta-se muito elegante. Muitos anos de vida.
Preço: 15 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend