8 templos do café de especialidade no Grande Porto

No Grande Porto já há vários espaços onde beber café de especialidade, sejam blends ou single origins. Em algumas destas cafetarias pode-se também comprar café para levar para casa.

O consumo de café está a mudar. Se antes era apenas uma tendência, hoje o café de especialidade é uma certeza. Além da regular abertura de moradas onde saboreá-lo ou comprá-lo para fazer em casa, há também um movimento de curiosos pelo assunto – e peritos dispostos a transmitir o seu conhecimento, uma chávena de cada vez.

O café de especialidade distingue-se do chamado café comercial pela sua alta qualidade, avaliada através da análise aos defeitos do grão, ao seu aroma e sabor.

Mas não é apenas isto que o define. Para Diogo Amorim, torrador da Luso Coffee Roasters, «o processo do café de especialidade só termina quando se entrega a chávena ao cliente». Por isso, todos os passos são importantes. A produção da planta é feita normalmente em pequenas fazendas familiares que têm de cumprir critérios de responsabilidade social e ambiental.

No processo de colheita, manual, apenas as «cerejas» livres de defeitos são aproveitadas. Após passar por um dos processos de extração dos grãos, o café é vendido verde para ser torrado em pequenas quantidades. Aqui, já passou pela avaliação dos Q-graders (avaliadores de qualidade) para ser certificado. Depois, a arte de torrar deve «maximizar o potencial do café, não basta comprar café de especialidade», defende Diogo. Fica nas mãos do barista e do brewer a responsabilidade última de extrair a melhor bebida possível.

Percorra a fotogaleria acima para conhecer alguns espaços no Grande Porto dedicados ao café de especialidade.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

A Spirito já tem café de especialidade, exclusivo da marca
Porto: 6 novos espaços de café de especialidade e doces
Porto: Café de especialidade e vários petiscos




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend