8 combinações perfeitas entre vinhos e queijos portugueses

(Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)
Que vinho acompanha na perfeição um queijo da ilha de São Jorge? Conheça este e outros emparelhamentos ideais para cada um destes oito vinhos portugueses.

Assunto mediterrâneo por excelência, o queijo enquanto alimento proteico tem acompanhado o homem desde os primórdios. Hoje o mundo inteiro consome queijos de perfis diversos e o velho continente habituou-se a comê-lo com vinho.

Exímios e talvez até fundamentalistas são os franceses, que para cada denominação de origem e estilo têm bem definido o vinho a beber, sendo os leites de cabra e vaca os mais frequentes para produzir os seus queijos. Nós somos campeões mundiais e recordistas do queijo de ovelha, o que se reflete nos vinhos que escolhemos.

Veja em baixo a lista completa das sugestões de vinhos para saborear com cada queijo.

Covela Avesso Edição Nacional branco 2016 | Lima & Smith
Parece que nasceu para “cortar” queijo Terrincho de meia cura. Acidez bem colocada trata da gordura, enquanto o corpo do queijo promove a complexidade do vinho.

Dona Matilde branco 2015 | Quinta Dona Matilde
É um pouco inusitada a harmonização, mas é difícil de superar a ligação com queijo da Ilha de São Jorge com mais de 2 anos. Notável, ligação, vinho excepcional.

Titular Jaen 2014 | Caminhos Cruzados
Atrevemo-nos a propor este tinto peculiar para o queijo Serra da Estrela curado, pelo jogo de regeneração recíproca que se gera no palato. Muito original!

Volúpia Bairrada branco 2015 | Caves são Domingos
Fantástica ligação com queijo Amarelo da Beira Baixa, pela capacidade de resolução do núcleo gordo do queijo que esta vinho mostra. É uma das nossas harmonizações favoritas.

Bridão Classic tinto 2015 | Ad. Coop. Cartaxo
Vinho de perfil moderno, a contrariar os mais conservadores. Não só é limpo e fresco no nariz e boca como se apresenta com força para abordar o queijo Castelo Branco Picante.

Chocapalha Chardonnay branco 2015 | Casa Agríc. Mimosas
Óptimo para um queijo de cabra curado, montando toda uma tenda de sabores e aromas à medida que se vai andando na prova. O vinho é excepcional e representa bem a casta.

Quinta do Piloto Castelão Reserva tinto 2013 | Quinta do Piloto
Conhece bem o Queijo de Azeitão, pelo quo vamos recomendar a ligação, chamando a atenção para importância da cura do queijo, que não deve estar demasiado amanteigado.

Rovisco Garcia branco 2016 | Rovisco Garcia
Maravilhoso com um bom queijo Serpa, que os há de novo se os soubermos procurar. Se não conseguir ligue-nos, damos-lhe as melhore dicas, mas não deixe nunca de provar.