7 bares para beber cerveja artesanal com produção própria

Quase sem fazer nada para isso, a cerveja artesanal parece ter entrado, em definitivo, para a categoria de bebida da moda. O que não é necessariamente mau, dado o patamar de qualidade e diversidade que os cervejeiros nacionais conseguiram atingir.

No último par de anos viu-se nascer meia dúzia de bares que não só prestam reverência à cerveja artesanal como têm a sua própria produção, o que inclui algumas cervejas que em mais lado nenhum se pode provar. São os chamados brewpubs e as tap rooms, que convidam aficionados e caloiros a descobrir um admirável mundo novo feito de água, malte e lúpulo. Um pouco por todo o país, está a acontecer uma pequena revolução.


O que é um brewpub e um tap room?

A destrinça entre um brewpub e uma tap room tem vários recantos e nuances onde facilmente nos poderemos perder. Portanto, a bem da síntese, reduzimos a distinção às diferenças essenciais: um brewpub é, o nome não mente, um pub, com bebidas, comidas para acompanhar a bebida, eventualmente música, ambiente de bar, onde são servidas cervejas de produção própria. Já uma tap room está instalada dentro (ou perto) de uma fábrica cervejeira e, embora também possa ter comidas, tem como propósito central dar a conhecer a cerveja que é produzida na casa. Dito isto, resta acrescentar que há tap rooms que se apresentam como brewpubs, e vice-versa, sem que daí venha grande mal ao mundo – desde que a cerveja não deixe de estar em primeiro lugar.

Veja também:

Como escolher a sua cerveja artesanal favorita