6 vinhos para beber com pratos de carne neste Natal

Percorra esta fotogaleria para ficar a conhecer seis sugestões de vinhos que acompanham na perfeição pratos de carne (desde o peru ao capão, à perdiz e à lebre) no Natal, que se aproxima a passos largos.

Nas chãs de Ferreira, triângulo granítico em forma de planalto lá bem em cima, medra o capão de Freamunde, a ave mais copiosa da criação portuguesa. Ganhou estatuto de Indicação Geográfica Protegida e está a chamar as atenções do mundo sobre ela. É pela altura do Natal que chega ao patamar mais elevado da suculência e sabor, pelo que não é de espantar que destrone o peru dentro de poucos anos.

Não é justo, contudo, esquecer as muitas alegrias que o «gluglu» nos deu e a montagem palaciana da mesa que sistematicamente nos oferece. O Alentejo come carne de porco na quadra, no que é bastante original, mas vistas bem as coisas o período é de matanças, faz todo o sentido que se consuma em modo ritual. As cabidelas e as marinadas fazem-se com afinco e afã visando amaciar fibras de carnes mais tesas e fazer jus à fama da utilização do produto completo, tão portuguesa.

 

Leia também:

Natal: 6 vinhos para acompanhar bacalhau
5 cervejas de inverno para um Natal mais quente
Natal: vinhos que ligam na perfeição com bolo-rei