5 receitas de cocktails que trazem América do Sul e Ásia a nossa casa

5 receitas de cocktails que trazem América do Sul e Ásia a nossa casa
Qindgao.
Uma homemagem à China, inspirações sul-americanas e uma pitada de orgulho nacional: cinco receitas de cocktails para fazer e saborear em casa, nesta quarentena.

Cocktails clássicos e de autor, com o aval de Chakall

A inspiração para estes cocktails é sul-americana, mas faz escala em Marvila. O bartender Miguel Tojal, e sócio de Chakall, sugere duas criações do Refeitório do Senhor Abel, às quais se junta um clássico, do El Bulo Social Club.

O rum e o agave transportam-nos para territórios latinos, enquanto que a ginjinha mostra o orgulho na produção nacional. A inspiração sul-americana junta-se à portuguesa nos dois cocktails sugeridos por Miguel Tojal, head bartender e sócio de Chakall nos espaços-irmãos Refeitório do Senhor Abel e Heterónimo BAAR, em Marvila. Quando a normalidade voltar às nossas rotinas, é nestas moradas que os pode provar. Até lá, é tentar fazer em casa, tal como o Cancha, um clássico da mixologia que anima, frequentemente, as noites temáticas cubanas que decorrem no El Bulo Social Club, outro dos restaurantes de Chakall em Marvila.

De Dama a Rainha. (Fotografias: DR)

De Dama a Rainha
Ingredientes:
3 cl ginja Vila das Rainhas
3 cl rum
1 cl Sumo de limão natural
1 cl Sumo de maçã verde (macerar a maça verde)
1 cl xarope de agave
2 cl clara de ovo
Queijo parmesão ralado

Receita:
Num copo de shaker, colocar a maçã verde e macerar bem para retirar o sumo. Depois, colocar todos os ingredientes e misturar bem. Verter para uma taça de cocktail, coando o gelo. No final, ralar queijo parmesão e moer um pouco de pimenta.

 

Real Chocolate.

Real Chocolate
Ingredientes:
3 cl ginja Vila das Rainhas
3 cl vodka
1 cl xarope de chocolate
3 cl sumo de lima
1,5 cl clara de ovo
Raspas de chocolate

Receita:
Num copo de shaker, colocar todos os ingredientes e misturar bem. Depois, verter para uma taça de cocktail, coando o gelo. No final raspar um pouco de chocolate e sirva.

 

Cancha.

Cancha
Ingredientes:
50 ml de Havana Club 7
Sumo de meia lima
20ml de água de mel (metade água quente, metade mel)
Cubos de gelo

Receita:
Juntar as quantidades de Havana Club 7, do sumo da meia lima e da mistura de água de mel. Encher o copo em questão com cubos de gelo e mexer bem. Guarnecer o copo com uma rodela de lima.

 

A frescura em dois copos

Um homenageia a China, o outro é mais tropical. Estas são duas formas de refrescar o dia, pelas mãos dos bartenders Vasco Martins e Marcos Dias, do lisboetas Soão – Taberna Asiática e Infame Bar, respetivamente.

As próximas e frescas sugestões chegam-nos de Alvalade e do Intendente. Com inspiração virada a oriente, o head bartender do Soão – Taberna Asiática criou esta bebida com a chegada do Ano Novo Chinês. Felizmente, não é preciso esperar até ao próximo: o cocktail de Vasco Martins está na carta fixa do restaurante e pode e deve ser recriada em casa. Já do Bar do Infame, no Largo do Intendente, surge este Perception, da autoria de Marcos Dias, bartender e vencedor da final portuguesa da competição Bacardi Legacy 2020. O mesmo irá competir na final a nível global, em data a anunciar. Isto merece um brinde. Importa ainda referir que o Infame encontra-se fechado, mas tem publicado receitas no seu Instagram. Já o Soão acaba de entrar na UberEats, com entrega de sete pratos conhecidos da taberna asiática de Alvalade: casos do Pad Thai de camarão, de dois caris da casa, o Verde e o Vermelho, e das Keema Samosa, as chamuças de cabra, caril, molho de iogurte e menta.

Qindgao.

Qindgao
Ingredientes:
30 ml Campari
30 ml gin Roku
30 ml Sake
Água de rosas alimentar
10 ml Xarope de açúcar

Receita:
Encher um copo estilo Old Fashioned (whisky) com gelo. Gelá-lo e colocar os cubos à parte. Verter no mesmo copo os 30 ml de Campari, 30 ml de gin Roku (na falta do mesmo, usar o gin que tenha em casa. Se tiver folha de alga Noori deixá-la no copo. Adicionar 40 ml de Sake com xarope de açúcar (30 ml de Sake e 10 ml de xarope). Coloar o gelo e diluir um pouco o cocktail. Deitar por cima umas gotas de água de rosas alimentar.

 

Perception.

Perception
Ingredientes:
50ml Bacardi Carta Blanca
20ml Martini Bitter
60ml polpa de abacaxi
30ml sumo de lima
15ml xarope de coco (pode ser feito em casa, juntando um pouco de açúcar a leite de coco)
Sal fino

Receita:
Adicionar os ingredientes no shaker e agitar. Servir para um copo, utilizando um strainer ou um coador doméstico, para coar a bebida. Decorar com algumas gotas de Martini Bitter.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend