5 frescos rosés para experimentar neste verão

(Fotografia: Kaboompics/Pixabay)
O confinamento a que o mundo inteiro foi sujeito ao longo dos últimos meses não conseguiu sequer beliscar a confiança nos produtores locais de vinho e aí estão as primícias valentes e sápidas do que nos espera na próxima campanha. Motivos não faltam para nos alegrarmos muito com o que os nossos bravos vinhateiros acabam de engarrafar e disponibilizar. A seleção que apresentamos é um manifesto de alegria e força de viver, a que vamos corresponder em uníssono: viva a vida!

06Soalheiro Minho rosé 2019 (12%)
Vinusoalleirus
Preço: 12 euros

0506

Alvarinho e pinot-noir. Rosado aberto na cor, aroma muito definido de cereja madura, a que se juntam impressões florais fortes. Na boca mostra nêspera madura, evolui vagaroso para terminar num final salino e muito elegante. Prato: polvo à lagareiro

Manoella Douro rosé 2019 (12,5%)
Wine & Soul
Preço: 11,90 euros

100% touriga-nacional, vinha com 39 anos, é a estreia do produtor no universo rosé. Cor de pétala de rosa, ligeiramente alaranjada. No nariz é muito floral, enquanto na boca se revela mineral, com uma presença impressionante para um rosé. Persistência grande. Prato: pregado frito com manteiga de alcaparras.

Titular Dão rosé 2019 (13%)
Caminhos Cruzados
Preço: 5,50 euros

100% touriga-nacional. Ligeira maceração pelicular. Cor rosa intensa, aromas de flores silvestres e raspa de laranja. Entrada de boca fresca, impressões cítricas fortes, ponteadas por notas de chocolate branco e impressões salinas. Persistência apreciável. Prato: blanquette de vitela.

Bacalhôa Roxo Setúbal rosé 2019 (13%)
Bacalhôa
Preço: 10 euros

100% moscatel-roxo, cepas plantadas em 2003 nas encostas norte da serra da Arrábida. Prensagem suave, fermentação lenta a baixa temperatura. Intenso no aroma, notas de líchias, pele de pêssego, dióspiro e canela. Menos exuberante na boca, mantém impressão a líchias. Prato: galinha com amêndoas.

Monte da Raposinha Alentejo rosé 2019 (12%)
Monte da Raposinha
Preço: 8,50 euros

Touriga-nacional (50%) e aragonez (50%). Rosa carregado na cor, aromas de groselhas e alperce, num fundo floral mentolado muito agradável. Na boca mostra fruta de caroço cozida, conjunto harmonioso, a pedir mesa petisqueira. Prato: sushi




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend