4 vinhos e uma homenagem à Herdade do Rocim

A Herdade do Rocim publicou a crónica 328 de José Ribeiro Vieira na forma de vinho, aquela que o fundador da empresa não chegou a escrever no jornal, como era seu costume. Veja mais na fotogaleria.

Morrem cedo os que amamos. A aceitação da perda á talvez o sentimento mais antigo da existência humana, a que as artes, a vida a história tem dedicado obra vasta e multiforme. José Ribeiro Vieira, fundador do grupo Movicortes, com sede em Leiria criou e acompanhou a par e passo, deixa saudade em todos os que com ele trabalharam e privaram.

Catarina Vieira, sua filha, mestre em enologia, criou de raiz um projecto no Baixo Alentejo orientado para a vanguarda vínica de que cedo começámos a ver resultados encorajadores. Com a sua irmã Alexandra, vinhas, adega e enoturismo cresceram de forma orgânica, juntando-se a certa altura Pedro Ribeiro, seu marido, também ele enólogo de pergaminhos comprovados na Herdade dos Grous.

A irreverência e independência de José Ribeiro Vieira estão bem vivas e patentes no perfil arrojado dos vinhos que o Rocim está a produzir, bem como o braço cultural – projecto Arquivo, a cargo de Alexandra – que anima Leiria com uma livraria de referência, espaço de partilha e encontro.

O vinho crónica 328 é um vinho de grande talante enológico e leva o título da que seria a crónica seguinte, nas páginas do Jornal de Leiria, onde José Ribeiro Vieira depositava os seus comentários sobre a cena política, social e económica. O lançamento do vinho especial trouxe consigo os novos Amphora tinto e branco, e ainda um novíssimo espumante rosé.

 

Leia também:

Verde Cool: Há vinho verde e petiscos a 3 euros em Braga
7 bons exemplos de vinhos feitos nas quintas do Douro
5 vinhos do Minho que vale a pena provar




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend