3 casas de chá para conhecer no Norte

Rosa Biscoito. (Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)
Há todo um ritual à volta desta reconfortante bebida. Preto, verde, branco ou numa infusão de ervas, oriundos do Oriente, de África ou dos Açores, nestas moradas vai encontrar locais cheios de caráter para desfrutar de uma chávena.

Ana Tão | Braga
Infusões especiais e bolos caseiros

Amália dá o nome a uma das tisanas mais pedidas no salão de chá Ana Tão, que desde o ano passado faz as delícias de quem procura uma reconfortante chávena de chá e uma fatia de bolo caseiro para aconchegar a tarde. A dita infusão, criada em homenagem à célebre fadista portuguesa, é feita a partir de uma combinação de perpétua-roxa e erva-príncipe, e produzida perto dali, pela marca bracarense de chás e tisanas biológicas Hands On Earth. «Também vendemos aqui as infusões em saquinhos para quem quiser levar para casa», lembra Ana, a proprietária do espaço, de decoração elegante e com sofás para recostar a ler uma revista, com o bule por companhia.

No total, a carta de chás e tisanas ronda as 50 variedades, que vão mudando e incluem referências de marcas como a Kusmi Tea ou a Companhia Portuguesa dos Chás. A pensar no Natal, Ana já tem novidades em vista. «Vamos ter uma infusão de Natal com uma mistura de especiarias que fazem lembrar a época, e ainda o chá amarelo», uma variedade semelhante ao chá verde, mas com um processo de secagem mais lenta.
E como uma bela chávena daquela bebida pede um docinho, Ana também faz questão de ter sempre uma boa variedade. Todos os dias faz uma mão-cheia de bolos diferentes, e ainda scones, que muitas vezes saem do forno mesmo a tempo do lanche. AC

(Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens)

Bolo de fécula de batata
O afamado bolo de fécula é o best-seller da casa. Tem uma massa leve e fofa, e uma cobertura de coco.

Para levar
Por altura do Natal, Ana costuma vender pequenos cabazes com bolachas artesanais, um saquinho de chá ou tisana e uma caneca. Tudo o que é preciso para um bom lanche.

Doce Infusão | Aveiro
Chás 100% biológicos

Todos os chás e infusões que compõem a carta desta casa, de ambiente acolhedor, são de produção biológica. Disso se asseguram Sandra Branco e Sónia Amaro, as fundadoras do Doce Infusão, e que no final de 2017 se lançaram também na aventura de criar uma marca própria de chás e tisanas, a Rota das Cores. Começaram com apenas nove variedades, mas ao longo do tempo a lista foi aumentando e ultrapassa agora as cinco dezenas, com lugar para infusões clássicas como a de tília ou camomila, e também misturas mais criativas. É o caso do “Chá das Crianças”, que leva maçã, rosa-mosqueta, erva-cidreira, hortelã, calêndula, lúcia-lima, morango, framboesa e outras coisas boas. «Temos várias gamas, como a bem-estar que é composta por tisanas com propriedades calmantes, revitalizantes, digestivas e outras, ou ainda a gama Da Serra, de infusões portuguesas», explica Sandra.

Todas podem ser provadas à mesa daquele salão de chá, um projeto que as duas amigas iniciaram há seis anos, numa bonita casa branca bem no centro da cidade – na altura uma das únicas esplanada do largo -, onde além de servirem o chá, também o vendem em saquinhos, assim como serviços em porcelana, bules japoneses em terracota e outros acessórios.
Para trincar há sempre biscoitos artesanais, bolos caseiros à fatia, sanduíches, saladas, granola artesanal com fruta, waffles, crepes e tostas. Tudo feito na hora, como se quer. AC

(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)

Rosa Biscoito | Luso
Elegância e um doce muito especial

O Rosa Biscoito é uma encantadora casa de chá, instalada desde 2016 no espaço que acolheu o antigo café de apoio ao Casino do Luso. Claudemiro e Guida Semedo estão à frente deste espaço decorado ao estilo Belle Époque, que conserva elementos originais belíssimos como o piso em mármore, o teto de estuque, o balcão em madeira e as monumentais janelas. A carta foi pensada para responder às várias refeições do dia, já que a Rosa Biscoito está aberta das 09h às 22h, quase todos os dias, para receber lusenses, turistas e os muitos clientes das Termas de Luso, ali ao lado.

Seja pela manhã, à tarde ou depois do jantar, qualquer altura é boa para pedir um chá ou uma infusão. Ao todo, há cerca de 25 referências das marcas Chá Gourmet e Glory Tea, ambas portuguesas. As tisanas Chá Algarvio, com camomila, salva, lúcia-lima e poejo, e chá sabor de Portugal, que junta cidreira, tomilho-limão, camomila, lúcia-lima e erva-príncipe são das mais pedidas. Já o Smoothie Silvestre e o Maracujá Oriental, da aveirense Glory Tea, são dos que saem mais. Para acompanhar, os bolos caseiros ou uma das novidades: o bolo regional morgado do Bussaco, ou ainda doçaria conventual, como caramujos de Luso, nevadas de Penacova e pastéis de Lorvão. Difícil é escolher. ALS

(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)

MORGADO DO BUSSACO
Não há certezas quanto à origem deste doce bairradino, à base de farinha de noz, ovos e mel, mas pensa-se que a receita terá surgido por volta das décadas de 1930/1940, no Palace Hotel do Bussaco. Montado com finas camadas de bolo, intercaladas com doce de ovos, esta é uma delícia que vale a deslocação.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend