21 vinhos dos enólogos que reinventaram os caminhos da Região dos Vinhos Verdes

(Fotografia: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)
Apresentamos aqui uma seleção de 21 vinhos dos enólogos que reinventaram os caminhos da Região dos Vinhos Verdes. Excecionalmente, não apresentamos as classificações para cada vinho, optámos por dar a conhecer os vinhos dos nossos bravos dos Vinhos Verdes, e o que em cada um deles é inovador. Boas provas!

Loureiro Private Verde branco 2019 (12%) | Anselmo Mendes

Preço 30 euros
100% Loureiro. Uvas da parcela Encosta do Pombal da Quinta da Torre, em Monção, solos xistosos. Propriedade de Anselmo Mendes, é um micro-terroir cheio de personalidade e nuances. O vinho é expressivo, a fazer falar a casta de forma rara, numa dualidade fascinante de notas de chá e ervas aromáticas e ao mesmo tempo um citrino pronunciado.

Parcela Única Alvarinho Monção e Melgaço Verde branco 2018 (13%) | Anselmo Mendes

Preço 32 euros
100% Alvarinho. Um vinho que é também um manifesto de Anselmo Mendes, produzido a partir de uma vinha com cerca de 25 anos. Segue a sua lógica única de intervenção mínima, para que só a terra exprima o que tem para dar. O estágio em madeira é imperceptível e a longevidade é eterna. O enólogo e criador de vinhos trabalha aqui num tempo futuro.

Curtimenta Alvarinho Monção e Melgaço Verde branco 2017 (13%) | Anselmo Mendes

Preço 25 euros
100% Alvarinho. Como o nome indica, o vinho foi produzido com maceração e fermentação conjunta de películas, grainhas, engaces e mosto, como normalmente se faz na produção de vinhos tintos. Exige conhecimento profundo e histórico e representa mais um vector de inovação de Anselmo Mendes, respeito e veneração pela grande tradição e pelo clássico.

Zafirah Monção e Melgaço Verde tinto 2019 (11.5%) | Constantino Ramos

Preço 12 euros
Vinha velha de latada (70 anos) na zona mais alta de Monção, região de Vale do Mouro, propriedade de um parente próximo da mulher de Constantino Ramos. Claro que o local não escapou ao olho treinado do criador de vinhos, e a pedrada no charco não se fez esperar muito. Alvarelhão (maioria), Borraçal, Pedrão e um pouco de Vinhão compõem este tintou ousado.

Zafirah Vinha da Rocha tinto Monção e Melgaço Verde tinto 2019 (11,5%) | Constantino Ramos

Preço 35 euros
Inspiração na grande tradição dos tintos Viana do Castelo e de Moreira do Lima. Alvarelhão, Verdelho Feijão, Borraçal e algum Vinhão, vinha velha entre 250 e 350 metros. Este é um caso sério de verde tinto que vai contra a corrente ao apresentar-se como vinho de guarda. Fermentou e estagiou 11 meses em barricas novas de carvalho francês. Está prestes a ir para o mercado.

Afluente Alvarinho Monção e Melgaço Verde 2019 (12,5%) | Constantino Ramos

Preço 20 euros
100% Alvarinho. Num talhão da mesma vinha donde saiu o Zafirah, Constantino Ramos encontrou o nirvana e criou um Alvarinho muito seu. Acidez vincada, contido aromaticamente, focado na mineralidade. O resultado é este vinho, eficaz à mesa, menos sedutor que os demais, mas que irá bem mais longe em termos de evolução. Indispensável na garrafeira.

Soalheiro Granit Alvarinho Monção e Melgaço Verde branco 2019 (13%) | Vinusoalleirus

Preço 13 euros
Um vinho que surge em 2015 para mostrar o potencial do Alvarinho de Montanha com vinhas a cerca de 400 metros e fermentação a temperaturas de vinho tinto (22ªC). O vinho tem mineralidade devido aos solos graníticos pouco férteis e pouco profundos. Luís Cerdeira literalmente criou um novo standard e mais um vector de exploração da casta Alvarinho..

Soalheiro Primeiras Vinhas Alvarinho Monção e Melgaço Verde branco 2019 (13%) | Vinusoalleirus

Preço 16 euros
A inovação foi criar em 2006 um vinho com vinhas velhas de Alvarinho e em que parte do vinho fermenta em barricas velhas de carvalho francês. A fermentação em barrica são 15% do lote e não se sobrepõe à casta. Na data criou uma família nova dentro dos Alvarinhos que então se produziam. O mercado acolheu calorosamente a marca e a Soalheiro ganhou mais um trunfo.

Soalheiro Nature Pur Terroir Alvarinho Monção e Melgaço Verde branco 2019 (12%) | Vinusoalleirus

Preço 16 euros
O primeiro Alvarinho de uvas biológicas produzido sem recurso à adição de sulfitos e que evolui bem em garrafa. Sem duvida o maior desafio mas também plenamente atingido na colheita 2019 em que a casta Alvarinho se mostra sem notas de evolução, ao contrários das anteriores 3 colheitas. A “onda bio” veio para ficar e a procura vinhos francos e directos está a subir.

Pequenos Rebentos Alvarinho À Moda Antiga Monção e Melgaço Verde branco 2019 (13%) | Márcio Lopes

Preço 25 euros
100% Alvarinho. Macerou e fermentou 6 dias nas películas e estagiou 9 meses em barricas usadas com as borras totais. Márcio reuniu uvas de produtores selecionados, para criar um vinho fortemente varietal expressivo da casta Alvarinho como ele a entende. O nome indica a força e o peso da tradição, com abordagem moderna.

Pequenos Rebentos Selvagem Verde Monção e Melgaço branco 2019 (12,5%) | Márcio Lopes

Preço 35 euros
100% Azal. Márcio Lopes faz este vinho a partir da que se chama “vinha de enforcado”, por se fazer com que trepe as árvores até cerca de sete metros. Vinha plantada em 1937 em Amarante, vindima feita de escadote, pisa a pé, fermentação em ânforas com leveduras indígenas, estagiou nove meses em barricas usadas com borras totais.

Pequenos Rebentos Atlântico Monção e Melgaço Verde tinto 2019 (11,5%) | Márcio Lopes

Preço 15 euros
Cainho Tinto, Pedral, Alvarelhão (80%) e outras (20%). Elaborado a partir de ramadas com cerca de 80 anos, em Barcelos, é mais um demonstrador do talento de Márcio Lopes para identificar vinhas com forte expressividade. Estagiou oito meses em barricas usadas com as borras finas e resulta num vinho que derruba todo o preconceito em relação ao verde tinto.

Aphros Melissae Verde branco 2018 (11%) | Aphros Wine

Preço 24 euros
100% Loureiro. Desengace parcial, fermentação em inox, estágio de 3 meses em ovos de cimento. O inesgotável Loureiro tem nesta casa declinações geniais, Vasco Croft e os enólogos Tiago Sampaio e Miguel Viseu formam um triunvirato imbatível e coeso. Aqui está um bom exemplo disso, frescura e corpo, além da exploração de cubas ovoides de perfil moderno.

Aphros Ouranos Verde tinto 2018 (11%) | Aphros Wine

Preço 24 euros
100% Alvarelhão. Desengace parcial (75%), restante em cachos inteiros. Fermentação em inox, estágio de um mês nas borras. Estágio de 6 meses em barricas de castanho. Uma casta a que ao longo de muito tempo não se deu a devida importância é aqui catapultada para a excelência, mostrando cambiantes novos. Vinho de curtimenta inesquecível.

Phaunus Pet Nat Verde rosé 2020 (11%) | Aphros Wine

Preço 16 euros
Alvarelhão (50%) e Vinhão (50%). Fermentação iniciada em inox e finalizada em garrafa, utilizando um método ancestral sem adição de quaisquer leveduras ou açúcar. Perfil revolucionário, respeitando conhecimento antigo e aqui a mostrar excelentes resultados. É um espumante com frescura, sabor e eficaz à mesa.

Phaunus Amphora Loureiro Verde branco 2019 (11%) | Aphros Wine

Preço 18 euros
100% Loureiro. Esmagamento e desengace por processos artesanais. Fermentação longa de 7 meses em ânforas de barro forradas com cera de abelha. Um Loureiro absolutamente original que em vez das vezeiras notas terrosas normais, aqui acrescenta uma frescura surpreendente. Espécie de demonstrador de que os antigos tinham as suas razões.

Terrunho Alvarinho Monção e Melgaço Verde 2018 (13,8%) | José Domingues

Preço 20 euros
100% Alvarinho. Vinha de encosta a 225 metros. Fermentação em inox (90%) e barrica de carvalho francês. Estagiou 9 meses sobre as borras totais e 12 meses em garrafa. Vinho poderoso e guloso, terroir forte de Vale do Mouro bem domado, tudo focado e uma frescura notável do conjunto, apesar da graduação alcoólica. Um Alvarinho muito diferente.

Terrunho Espumante Alvarinho Reserva Bruto Monção e Melgaço Verde 2016 (12,5%) | José Domingues

Preço 20 euros
100% Alvarinho. Estágio de 21 meses sobre borras finas com batonage regular nos 7 primeiros meses, pontual no restante tempo. Estagiou 24 meses antes do dégorgement. É a segunda edição deste vinho e a demonstração definitiva de que é possível produzir um excelente espumante a partir da casta Alvarinho.

Quinta das Fontes Loureiro Verde branco 2019 (12%) | José Domingues

Preço 9 euros
100% Loureiro. É um dos melhores vinhos da casta, feito por um dos seus melhores artífices. É vinho que se aconselha a guardar por algum tempo, pois evolui muito bem em garrafa e em novo é um pouco espartano. Mas isso José Domingues já fez por nós, por isso só vai libertar a colheita de 2019 este ano. Prazer garantido.

Azevedo Loureiro e Alvarinho Verde branco 2019 (12%) | Sogrape

Preço 5 euros
(Loureiro (70%) e Alvarinho (30%). Prensagem suave em prensa pneumática com alguma maceração pré-fermentativa. Estágio do vinho em cubas de inox com battonage das borras finas durante 3 meses. Vinho orientado para o grande consumo, e ao mesmo tempo é fortemente expressivo das castas que o animam.

Azevedo Alvarinho Reserva branco 2019 (12%) | Sogrape

Preço 7 euros
100% Alvarinho. Excelente demonstrador da casta, no que ela tem de mais exuberante. Comprido, estável e focado, exibe as notas florais intensas e de fruta cristalizada que angariaram muita da reputação universal do Alvarinho. António Braga gere aqui um património importante da casa, tanto pela novidade como pelo volume em causa. Podemos esperar boas surpresas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend