12 vinhos para descobrir, desde os 7 euros, segundo o crítico Fernando Melo

Todos temos os nossos favoritos de sempre e ao mesmo tempo acomodamos a novidade. São esses os dois pressupostos do amante do vinho, fazendo dele a um tempo guardião do património e intrépido descobridor.

A Quinta do Gradil surpreendeu tudo e todos com o lançamento recente do supervinho Ganita, homenagem ao avô do proprietário, celebrando o centenário do seu nascimento e que na região era conhecido como o Ganita. Temos assistido e provado vinhos deste produtor que impressionam pela inovação e rigor enológico, e este representa o topo de gama, com preço e raridade a condizer. De Márcio Lopes, ainda jovem enólogo e produtor, aprendemos a esperar surpresas, mas o Loureiro de vinhas velhas que acaba de colocar no mercado é notável, abrindo uma nova dimensão para a casta e a região. A serenidade e segurança da família Pessoa, da transmontana Sonim, definitivamente encontraram parceiro forte no enólogo Francisco Montenegro, a sua interpretação da casta Touriga Nacional é digna de vénia, pela frescura e longevidade conseguidas. Inteiramente novos são os vinhos Cinco Forais, concebidos e executados por João Silva e Sousa, declinações de saber e raízes vindas do Alentejo e Lisboa. Conseguindo-se, são de guardar em cave, que os bravos do vinho estão sempre com os olhos no futuro. Boas provas!

Cinco Forais Reserva Alentejo tinto 2017 (14%) | 17,5 valores
Fundação Abreu Callado
Baga, Alfrocheiro, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, elenco de castas já de si pujante, materializado aqui num vinho uno, fresco e equilibrado, qualidade imbatível para o preço praticado. Apto à cozinha da grande tradição portuguesa.
Preço: 12,5 euros

Cinco Forais Colheita Seleccionada Alentejo tinto 2018 (14%) | 15,5 valores
Fundação Abreu Callado
Aragonês, Moreto, Castelão e Trincadeira. Vinho muito flexível à mesa, preço acessível e com um perfil tradicional que se saúda. Excelente para a toada petisqueira com queijos, presunto e enchidos diversos, bem como para o churrasco variado.
Preço: 7 euros

Cinco Forais Alicante Bouschet Reserva Alentejo tinto 2017 (15%) | 17 valores
Fundação Abreu Callado
Recorte fino e focado na estrutura bem urdida, vestida com acidez bem trabalhada. As notas ricas da casta Alicante Bouschet, chocolate, balsâmicos e terra surgem alternadamente na boca criando um ambiente exótico na prova.
Preço: 20 euros

Encostas de Sonim Reserva Trás-os-Montes branco 2017 (13%) | 17 valores
Encostas de Sonim
Códega do Larinho, Viosinho e Arinto. Aproveitar enquanto ainda há no mercado. É um dos brancos mais notáveis saídos dos vinhedos graníticos de Sonim, Valpaços. Verdadeiro prazer a beber, resolve pratos fortes como bacalhau à lagareiro ou cabrito assado.
Preço: 7,5 euros

Encostas de Sonim Reserva Trás-os-Montes tinto 2017 (14%) | 17,5 valores
Encostas de Sonim
Touriga Nacional, Tinta Amarela e Tinta Roriz. Mineral, fresco e penetrante, é um todo-o-terreno, no que à mesa diz respeito. Mesmo estando em fim de linha, ainda se encontra à venda em garrafeira. Impressionantes notas de grafite e cítricas.
Preço: 7,5 euros

Encostas de Sonim Grande Reserva Touriga Nacional Trás-os-Montes tinto 2015 (13,5%) | 18,5 valores
Encostas de Sonim
Vinho vencedor no último concurso de vinhos de Trás-os-Montes, corporiza a um tempo o conceito pretendido pela família Pessoa e o melhor do grande talento de Francisco Montenegro enquanto enólogo. Frescura, intenção e futuro. Vinho claramente para guardar.
Preço: 20 euros

Ganita Lisboa tinto 2015 (14,5%) | 18,5 valores
Quinta do Gradil
Vinho de celebração do centenário do nascimento do avô do proprietário da Quinta do Gradil, António Gomes Vieira (1919), conhecido na região como o Ganita. Elegância a toda a prova, o grande equilíbrio que apresenta vai permitir muitos e bons anos em cave.
Preço: 136 euros

Severa Reserva Lisboa tinto 2017 (14%) | 16 valores
Multiwines
Talvez pelo nome, é fácil imaginar este vinho na mesa das casas de fado, assim como no chamado mercado da saudade, que é a imensa diáspora portuguesa dispersa pelo mundo. Frescura, equilíbrio e flexibilidade à mesa.
Preço: 7 euros

Herdade da Arcebispa Grande Reserva Setúbal tinto 2016 | 18 valores
Soc. Agr. Arcebispa
Vinho de grande guarda e fôlego, enologia a cargo do jovem sábio Gonçalo Carapeto, está pronto a beber desde já, e se esperarmos por ele, dentro de um par de anos estará no seu zénite. Caça de cozedura longa e pratos de tacho como ensopado de borrego terão nele parceiro valente.
Preço: 28 euros

Pequenos Rebentos Atlântico Reserva tinto Verde 2018 (12%) | 17,5 valores
Márcio Lopes
Vinha de ramada, como antigamente se encontrava, agora nas mãos de quem lhe sabe medir o pulso e potencial. Vinho pouco extrativo, sem excessos, mas prazeroso a beber, bom para fazer mudar de ideias os detratores sistemáticos dos verdes tintos.
Preço: 15 euros

Pequenos Rebentos À Moda Antiga Reserva Verde branco 2018 (13%) | 17 valores
Márcio Lopes
Alvarinho e Arinto. Maceração e fermentação das leveduras indígenas nas películas durante 9 meses. Vinho sério, mineral e ainda fechado, a pedir guarda. A complexidade e frescura do vinho fazem dele autêntico campeão da boa mesa portuguesa.
Preço: 17,5 euros

Pequenos Rebentos Vinhas Velhas Loureiro Reserva Verde branco 2018 (12,5%) | 18 valores
Márcio Lopes
Vinha de 30 anos, fermentação com as leveduras indígenas, estágio de 7 meses em barricas usadas provenientes de Puligny-Montrachet (Borgonha). A leitura da casta Loureiro elevada a um grande e novo patamar. Márcio Lopes é um grande enólogo e também um genial criador de vinhos.
Preço: 17,5 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend