10 bons vinhos para acompanhar com bons livros

(Fotografia: Catia Climovich/Unsplash)
Das muitas valências de um bom vinho, a leitura pode parecer forçada mas na verdade, pelo tempo certo que inspira a cada um, é guia poderoso para viajar no cadeirão ou sofá mais acolhedor de casa. Em modo enroscado, está aqui uma pista tão invulgar quanto viciante, sobretudo quando acontece com uma música de que se gosta, ouvida no silêncio da alma de cada um. O tempo pede esse tempo, demos-lhe o nosso, então. Não tarda está a ler um livro e a apetecer-lhe abrir uma boa garrafa de vinho. Aqui ficam algumas sugestões, todas de supervinhos, a pensar no superleitor que há em si. Boas escolhas!

Desnível Grande Reserva Douro tinto (16%)
João Lopes Pinto
Classificação Evasões: 18,5

Sousão em vinha nova plantada ao alto a 490 metros e Touriga Franca em vinha velha de patamares a 350 metros. Estágio de 13 meses em barricas de carvalho francês. Um vinho simplesmente genial, da mão de um grande enólogo, conhecedor profundo do Douro. Brilhante para ler Roteiro Sentimental Douro, do grande Manuel Mendes.
Preço: 28 euros

 

Herdade do Sobroso Grande Reserva Alentejo tinto 2018 (14,5%)
Herdade do Sobroso
Classificação Evasões: 18

Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon. Estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês. Veludo puro e copiosidade de fruta e especiarias. Excelente para o desafio de ler um romântico alemão como Rainer-Marie Rilke sem pressa, para não perder pitada dos maravilhosos Cadernos de Malte Laurids Brigge, na tradução perfeita deixada por Paulo Quintela.
Preço: 23 euros

 

Quinta de S. Sebastião Reserva Lisboa tinto 2017 (13,5%)
Quinta S. Sebastião
Classificação Evasões: 17,5

Syrah e Touriga Nacional, vinho evocativo de um certo estilo de outrora, de que todo o enófilo tem saudades. O perfil esse é bem moderno e prazeroso, belíssimo para acompanhar o desafiante Sebastião José, de Agustina Bessa-Luís. Um Marquês de Pombal que exige atenção e um vinho assim, cheio de cambiantes.
Preço: 18 euros

 

Teixuga Dão tinto 2015 (14%)
Caminhos Cruzados
Classificação Evasões: 18,5

100% Touriga Nacional. Vinhas Velhas. 24 meses de estágio em barricas de carvalho francês. Tudo no ponto ideal, terroir único, cada gole é uma lição de história e raízes. Excelente ligação com o incrível A Casa e o Mundo, do Nobel Rabindranath Tagore. O recentrar das tradições, o desafiar de convenções estabelecidas e sobretudo a ousadia de ir até onde ninguém tinha ido.
Preço: 55 euros

 

Quinta do Cume Touriga Nacional Douro tinto 2017 (14,5%)
Quinta do Cume
Classificação Evasões: 18,5

Touriga Nacional de excelência, taninos tensos e finos, frescura notável. Estamos em Provesende, autêntico promontório duriense onde o grande vale atinge a maior majestade. Bom para nos entregarmos a um clássico que retrata bem o reticulado mais fino do Douro, pela pena do eterno Eça de Queirós: A Cidade e as Serras, para ler com avidez e sem moderação.
Preço: 29 euros

 

Herdade da Arcebispa Grande Reserva Setúbal tinto 2016 (15%)
Soc. Agr. Arcebispa
Classificação Evasões: 18

Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. 12 meses de estágio em barricas de carvalho francês. O irrequieto e sempre desinstalado enólogo Gonçalo Carapeto oferece aqui um vinho colossal, taninos muito finos, estrutura indestrutível, cheio de futuro. Para ler muito devagar O Silêncio, da maravilhosa Teolinda Gersão.
Preço: 25 euros

 

Volteface Vinha da Corujinha Reserva Alentejo 2019 (15,5%)
Volteface
Classificação Evasões: 18,5

Alicante Bouschet (80%), Petit Verdot (15%) e Syrah (5%). 12 meses de estágio em barricas de carvalho francês. A sensação tátil do rótulo corresponde à sensação tátil na língua, e associa a frescura da boa enologia ao aveludado do Alentejo. Sigamos a toada belle époque, para reler O Grande Gatsby, de Scott Fizgerald.
Preço: 26 euros

 

Arundel Número Quatro tinto 2014 (13%)
Terranagro
Classificação Evasões: 18

Alicante Bouschet, Syrah e Castelão. Solos graníticos. Fermentação espontânea que durou cerca de 21 dias, estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês. Para nos libertarmos do tempo com um vinho surpreendente. A poesia romântica de Holderlin, o mestre do sentir e do sentimento, lido e desfrutado no recolhimento e silêncio, é a grande companhia
Preço: 100 euros

 

Conceito Reserva Douro branco 2019 (13%)
Conceito
Classificação Evasões: 18

Marítimo e misterioso, apesar de estarmos nos cocurutos do Douro, nos solos de transição xisto granito onde a altitude é pronunciada. Vinho cheio de intenção, recorte enológico perfeito, marcado pela frescura e sabor. Excelente para um thriller romântico como Rebecca de Daphne du Maurier. Para ler copo atrás de copo
Preço: 30 euros

 

Quinta do Gradil Tannat Anno Lisboa tinto 2019 (14,5%)
Quinta do Gradil
Classificação Evasões: 17,5

100% Tannat. Fermentação de 7 dias em cubas inox tronco-cónicas 30% estagiou em barricas de carvalho. A casta produz tradicionalmente vinhos ásperos e adstringentes por que é preciso esperar anos. Este está prontíssimo a beber e a dar muito prazer. Para ir bebendo José Saramago, no seu grande livro O Ano da Morte de Ricardo Reis
Preço: 10,5 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend