Uma rua em Braga para fazer compras e jantar com os amigos

De três ruas primitivas nasceu uma só, onde há mobiliário e roupa, mas também, e acima de tudo, prazeres da mesa. Ou não fossem eles um dos principais motivos para visitar a cidade minhota.

Se outrora estava dividida entre a Rua Verde, uma estrada romana que originou a via medieval, a Rua da Sapataria e a Rua do Campo, hoje as três artérias encontram-se unidas na extensa Dom Frei Caetano Brandão, que se prolonga pelo coração histórico da cidade. Tida como uma das zonas mais movimentadas de Braga, de dia ganha vida com as várias lojinhas e pastelarias. Já à noite, transforma-se numa paragem obrigatória para ceias tardias e saídas de amigos.

Nomeada em homenagem ao fundador do Colégio dos Órfãos de São Caetano, em 1791, atualmente esta área consegue ser um verdadeiro museu-vivo. O arcebispo, que se fez notar pelo seu trabalho, tinha como principal objetivo a criação de escolas. Hoje, ainda em funcionamento, a instituição de que foi criador conta com mais de duas centenas de internos. Passear por esta rua é, também, andar lado a lado com a história.

mapa-ev089