Uma rua em Albufeira: da praia e túnel até ao centro

Longe da agitação e em frente à praia, pode caminhar-se entre recantos de artesanato e produtos regionais, dormir num hostel e visitar património religioso. Um roteiro urbano intemporal no epicentro do Algarve turístico.

Circular entre o areal dourado da Praia do Peneco e a calçada portuguesa azul e branca da Rua 5 de Outubro tem outro encanto (e segurança) desde que, há quatro anos, decorreram importantes obras de consolidação no túnel que assegura a única ligação pedonal entre aquela praia e o centro histórico de Albufeira.

A estrutura, escavada numa arriba de arenitos da idade miocénica (entre 23 a 5 milhões de anos) no início dos anos 30 do século XX, foi materializada pela Comissão de Iniciativa de Albufeira a partir de um projeto que já sido tinha idealizado pelo pintor Samora Barros, que tem uma galeria de arte ali perto. A inauguração do túnel, dada a sua importância, contou com a presença do então ministro das Obras Públicas Duarte Pacheco, natural de Loulé e que costumava passar férias em Albufeira.

O túnel abriu um canal de passagem direta para a praia em 1936, mas só 50 anos depois Albufeira foi elevada a cidade, sendo já um destino turístico de eleição no Algarve. Praia, restaurantes, bares e discotecas continuam a ser uma imagem de marca atrativa para o turismo, mas de dia existe outro roteiro, quase invisível para os nacionais, pronto a ser descoberto durante todo o ano. Esse faz-se por entre lojas de sabores e saberes, espaços e gentes que surpreendem (ainda) pela autenticidade.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

12 roteiros essenciais para descobrir o Alentejo e o Algarve
Descobrir o Algarve escondido entre refúgios no barlavento
Algarve: a serra do Caldeirão é para ser apreciada sem pressas




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend