Em Vila do Conde há um paraíso à porta de casa

Entre os concelhos de Vila do Conde e de Matosinhos, a faixa costeira com pouco mais de oito quilómetros é um dos troços litorais mais bem preservados em toda a Área Metropolitana do Porto

Em 1957, por iniciativa de Santos Júnior, professor catedrático da Universidade do Porto e um dos pioneiros da anilhagem científica de aves em Portugal, foi criada, no concelho de Vila do Conde, a Reserva Ornitológica de Mindelo, que viria a ficar para história como a primeira área protegida existente em Portugal. A partir de 2009, a reserva passou a fazer parte da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde, que ainda hoje se mantém como um dos troços de costa mais bem preservados de toda a Área Metropolitana do Porto.

Ao todo, são cerca de oito quilómetros, situados entre a margem esquerda da foz do rio Ave e a margem direita do rio Onda, já no limite de Matosinhos, mas que reúnem em si uma variedade de paisagens e habitats, como cordões dunares, rochedos, zonas húmidas, bouças e áreas agrícolas, merecedores de serem conhecidos ao pormenor e garantia de um dia bem passado e em contacto com natureza. Na zona da Reserva Ornitológica podem ser observadas mais de 150 espécies de aves, entre elas rolas, garças, águias, galinhas d’água, gaios, chapins, pica-paus, abibes, patos, maçaricos, cucos, corujas, mochos, poupas, pegas, rouxinóis ou pintassilgos.

A zona serve também de refúgio para anfíbios, estando registada a presença de 14 das 17 espécies existentes em Portugal, como o tritão palmado ou, nas zonas mais costeiras, o sapinho de verrugas verdes, o sapo de unha negra e a salamandra de costelas salientes. Quanto a mamíferos, são também abundantes os esquilos, os coelhos, as raposas, os ouriços-cacheiros e os morcegos, bem como répteis como o lagarto de água. Tudo isto a pouco mais de duas dezenas de quilómetros do Porto e em total liberdade.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend