Torres Vedras promove os seus 20 quilómetros de praias espaçosas perto de Lisboa

A Praia da Vigia, considerada Zero Poluição e com Qualidade de Ouro, em Torres Vedras. (Fotografia de Orlando Almeida/GI)
Muito procurada pelo Carnaval tão português, Torres Vedras também puxa dos galões para falar dos seus 20 quilómetros de costa, numa altura em que todos procuram espaço para esticar a toalha com distanciamento social.

Fica apenas a 45 minutos de carro do centro de Lisboa, já na zona oeste, e tem 20 quilómetros de costa com 22 praias abertas ao público. Torres Vedras lançou uma campanha para promover o verão na região, sob o mote “Este verão espaço é saúde”, e diz que tem todas as condições para ser possível cumprir as normas anti Covid-19.

Nas praias de Santa Rita Norte e Sul, por exemplo, há espaço para 5600 a 7000 pessoas, conforme a maré. Na praia Azul cabem 3400 banhistas e na Foz do Sizandro o areal permite que 4400 pessoas desfrutem de banhos de sol e mar. Já as praias de Santa Helena, do Guincho e da Formosa – que têm uma capacidade limitada – terão “rececionistas de praia” para gerir a presença dos banhistas.

Em comunicado, o município acrescenta que entre a Praia de Porto Novo e a Praia de Assenta Sul (as praias mais a norte e a sul), “há muito areal para caminhar, acompanhado pelo Atlântico e pelas arribas que marcam a costa”. E para os amantes do desporto não faltam ondas nem escolas de ensino de várias modalidades.

A praia da Formosa. (Fotografia de Orlando Almeida/GI)

A vigilância da costa no concelho de Torres Vedras irá decorrer entre 20 de junho e 20 de setembro, período em que irá circular a viatura do projeto “Praia Segura”e uma moto4, além de haver vigilância de “pilotos de parapente”. No que toca à acessibilidade e segurança, a Praia de Santa Rita Norte tem uma cadeira anfíbia e a Praia do Pisão terá um sistema de comunicações.

Além de destacar os largos quilómetros de praia que permitem que os banhistas não se amontoem nas mesmas praias, o município acrescenta que é mesmo o concelho do país com mais praias “Zero Poluição”, ou seja, areais em que “não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises às águas balneares nos últimos três anos”.

“Segundo a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, 10 das 68 zonas balneares sem qualquer poluição encontram-se no concelho”, lê-se num comunicado. A excelente qualidade da água justifica a distinção de 12 praias com Qualidade de Ouro pela Quercus, enquanto 12 praias têm Bandeira Azul.

“Saúde, segurança e sustentabilidade são as palavras-chave desta época balnear em Torres Vedras, onde praias, concessionários, restaurantes e hotéis estão prontos para receber todos os que queiram desfrutar das suas férias no oeste de Portugal”, termina o comunicado. No concelho, a época balnear decorre de 27 de junho a 13 de setembro.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend