Escapadas: verão de São Martinho na serra de Grândola

Agarrar o verão de São Martinho no sopé da serra de Grândola [fotos: JMS]
Aproveitando que o verão de São Martinho está ai, e não nos vai deixar mal, a minha sugestão de passeio para este fim de semana fica na bonita serra de Grândola, onde se encontra a familiar Herdade das Barradas da Serra.

O ponto mais alto da serra de Grândola fica a 326 metros, mas o que a torna única em Portugal é o facto de ser paralela ao mar e não obliqua, como acontece com as demais. Essa singularidade conferiu-lhe características igualmente únicas, impedindo o ar marítimo de entrar por exemplo, e que levaram boa parte dos proprietários de terra a optar aqui pela cultura de árvores como os sobreiros. Nos últimos tempos, por outro lado, houve um investimento por parte da câmara e de também de alguns particulares na criação de circuitos devidamente assinalados para serem feitos a pé e/ou de bicicleta. É o caso da Rota da Serra, um percurso circular de 24 quilómetros (leva cerca de seis horas a ser completado) que parte do centro da vila e passa por pontos como o ecoparque e um olival secular.

Como base, sugiro a Herdade das Barradas da Serra, que fica no seu sopé e faz desse entorno rural o seu grande atrativo — insere-se num projeto de exploração agrícola que ainda vive da extração da cortiça e gere uma totalidade de 800 hectares

Na mesma família há cinco gerações, o projeto turístico arrancou em 2009, na altura apenas em regime de alojamento e pequeno-almoço, mas depressa se percebeu que faria sentido ter também um bar com refeições ligeiras.

São 10 quartos no total, com diferentes tipologias e uma decoração campestre romântica, a que se acrescenta piscina e atividades como passeios pedestres na propriedade.

Herdade das Barradas da Serra (quartos duplos a partir de 100 euros com pequeno-almoço)

 

[Sigam-me também no Instagram para mais estórias visuais]