Esta rua pacata do Porto junta livros, comida e história

Há livros e comida, sacos e peças tridimensionais feitas em papel nesta via pacata onde há um edifício considerado um exemplo da arquitetura industrial.

Se em tempos a Rua dos Bragas foi palco de grande movimentação, graças à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e à Companhia Aurifícia, atualmente é uma via pacata, que se percorre em cinco minutos e une a agitada Rua de Cedofeita à Rua Mártires da Liberdade.

Deve a sua toponímia à família Ribeiro Braga e apesar de não se saber com precisão a data da sua abertura, já aparecia com o seu nome atual na planta desenhada pelo arquiteto Costa Lima, em 1839. Com certeza, sabe-se que a Companhia Aurifícia, considerada um tesouro da arquitetura industrial, começou a laborar em 1869, com cerca de cem operários, a trabalhar em vários ofícios, entre eles, serralharia, latoaria, pregaria, laminagem, carpintaria e serraria.

Hoje, os negócios que brotam nesta via são outros – restauração, design e literatura trazem uma nova vida à Rua dos Bragas.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Um café para beber com tempo em Cedofeita
O que conhecer numa das mais pequenas ruas do Porto?
Porto: nesta rua foi pintado o quadro oficial do Presidente




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend