Porto: nesta rua foi pintado o quadro oficial do Presidente

Pizas, roupa, ferragens, chocolates, lâmpadas, o que for: não é exagero dizer que há um pouco de tudo nesta rua a dois passos da Avenida dos Aliados. Incluindo uma inesperada tranquilidade.

Aquela que foi a primeira rua a ser construída fora da Muralha Fernandina, em 1761, e a ser dotada de passeios, é uma via pacata, onde não se faz sentir o rebuliço diário da Avenida dos Aliados, que corre paralela, logo ali ao lado.

O nome homenageia João de Almada e Melo, grande obreiro da expansão urbana do Porto, mas o traçado da rua deve-se a Francisco Xavier do Rego.

Descer a Rua do Almada – ou subir, consoante o ponto de partida –, é observar a fusão entre o passado, que espreita das lojas de ferragens – e de outras, que conservam ainda os trilhos no chão, por onde se uma «vagonete» deslizava, carregada de ferro e chapa –, e o presente, marcado em restaurantes, lojas e bares, que não param de surgir.

Na verdade, a rua é tão rica que, a bem da síntese, nos vemos obrigados a parti-la por «capítulos». Falemos, para já, do trecho que liga a Rua dos Clérigos à Rua Dr. Ricardo Jorge.

Mapa da rua do Almada, no Porto.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Porto: o novo restaurante da Baixa tem sushi criativo
Pherrugem: renasceu o bar do Porto consumido pelas chamas
A nova rota de enoturismo do Douro passa por 16 quintas

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend