Porto: Nesta rua da Boavista cabem várias artes

Nesta via da Boavista, cujo nome remete para a devoção, há negócios tradicionais e modernos, arquitetura, uma casa-museu recheada de obras artísticas e um bar chamado Labirintho.

A Rua de Nossa Senhora de Fátima recebeu este nome em 1942, após a construção da igreja homónima, finalizada em 1936, e ligada à Companhia de Jesus. Na outrora Rua das Valas (foi aberta na Quinta das Valas) existem hoje vários negócios, tradicionais e modernos, e edifícios que vale a pena apreciar, pela arquitetura. É o caso do edifício Parnaso, concluído em 1956 e assinado por José Carlos Loureiro. Na sua obra «Passeios pelo Porto», César Santos Silva conta que o mesmo «está ligado à figura de Pirmin Treku, bailarino e coreógrafo que em Londres contracenou com Margot Fontayn. Abandonou precocemente a sua carreira e foi convidado a vir para o Porto, onde começou a trabalhar na escola Parnaso».

Ao lado, num «edifício típico do modernismo portuense», de 1958, projetado por José Carlos Loureiro e Pádua Ramos, fica a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, com ricas coleções. Um festim para os olhos.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

9 sítios para comer no Porto (e evitar os turistas)
Porto: Nesta rua foi pintado o quadro oficial do Presidente
Porto: Há novos e generosos petiscos na Rua de Ceuta




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend