Porto: há vida nova no Largo de São Domingos

O Largo de São Domingos, no Centro Histórico, rejuvenesceu, nos últimos anos, muito por conta do turismo. Restaurantes, hotéis e lojas mais recentes convivem com negócios centenários que são autênticos museus.

O desaparecido Convento de São Domingos dá nome a este largo, outrora denominado Largo do Chafariz, por ter acolhido o chafariz situado, hoje, na Praça da Trindade, conta César Santos Silva, no seu livro «Passeios pelo Porto». Na fachada do que foi o convento, muito alterada, está agora o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, da Fundação da Juventude.

É um largo interessante de observar, com os seus prédios de bonitas fachadas, caixas de eletricidade coloridas por arte urbana, esplanadas cheias, movimento. Tem vários restaurantes (tantos, que não cabem todos nesta seleção), hotéis e lojas, novas e centenárias.

João Almeida, dono da histórica Farmácia Moreno, diz que a zona recebeu uma injeção de vitalidade, há meia dúzia de anos, com a renovação do edificado, a cedência de ruas aos peões e a chegada em força do turismo, mesmo interno. Santos da casa, afinal, também podem fazer milagres.

Caixas de botões de antiga retrosaria, usadas como elemento decorativo na concept store Violet & Ginger. Fotografia: Artur Machado/GI

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

9 sítios com bons salgados para petiscar no Porto
10 mercearias históricas para fazer compras no Porto
No Porto há uma cafetaria que vende Amor em Fatias

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend