Piscinas públicas do Porto para aproveitar até ao fim do verão

Antes que a estação mais quente do ano termine, ainda há tempo para aproveitar as piscinas de ar livre localizadas na área metropolitana do Porto.

Quem quer escapar ao mar bravo das praias do Norte, tem alternativas ao ar livre, de Vila do Conde a Espinho. Mas comecemos pela menina dos olhos de Matosinhos: a Piscina das Marés, em Leça da Palmeira. Leva o cunho do arquiteto Siza Vieira, ali nascido, e está desde 2006 classificada como monumento nacional, sendo das mais concorridas da região. A verdade é que não é difícil perceber o porquê, quando se está dentro de água, rodeado pelas rochas que harmonizam a construção e com o mar do Norte estendido em frente. É a beleza de estar quase em dois sítios ao mesmo tempo, com a opção de trocar as rochas pelo areal de Leça da Palmeira, quando se quiser.

Mais afastada do mar, mas não com menos encanto, está a Piscina da Quinta da Conceição, junto ao Rio Leça. Foi também uma das obras de início de carreira de Siza Vieira, mas a história do espaço em que está inserida começa ainda antes da chegada do arquiteto. No século xv, a propriedade era ocupada pelo Convento de Nossa Senhora da Conceição dos frades franciscanos, do qual ainda há hoje vestígios, como o antigo claustro, alguns chafarizes, a capela e várias estátuas. Por esse motivo, é habitual ver passar grupos sem toalha e chinelos, que estão apenas a visitar a quinta (custo de 2 euros).

A escassos vinte quilómetros daqui, já na Maia, encontram-se outras populares piscinas: as da Quinta da Gruta, a que se chega facilmente por metro, com a estação do Castêlo da Maia a quatro minutos das instalações. O espaço esteve para ser transformado em escola preparatória, mas a quinta acabaria por dar lugar ao Complexo de Educação Ambiental, graças à intervenção do arquiteto João Álvaro Rocha. Houve espaço suficiente para dois campos de ténis, um parque infantil e, claro, os três tanques para mergulhos ao ar livre. Durante os meses de julho, há atividades como aulas de zumba e aquafitness, no âmbito do programa Maia Verão Ativo.

Também de acesso fácil, a Piscina da Granja fica à distância de uma viagem de comboio, com a estação localizada em frente ao equipamento. À entrada, o bilhete dá direito a espreguiçadeira e guarda-sol e, depois do cantinho reservado, é tempo de aproveitar o tanque exterior, alimentado pela água salgada que chega do mar, visível desde aí. Depois, o restaurante New Faces é incontornável para quem não dispensa boas refeições, mesmo em dias de mergulhos. Sobra o resto da tarde para aproveitar o melhor dos dois mundos: uma cama confortável ao sol, com a brisa do mar e o salgado da água, sem ter de sair da piscina.

 

Grande Porto

Piscina das Marés, Matosinhos
Avenida da Liberdade (Leça da Palmeira)
Tel: 229952610
Web: matosinhossport.pt
Todos os dias das 09h00 às 19h00, até 15 de setembro
Preço por dia útil completo: crianças/jovens – 3,50 euros; adultos – 6 euros. Ao fim de semana: crianças/jovens: 4 euros; adultos: 8 euros

Piscina da Quinta da Conceição, Matosinhos
Avenida Doutor Antunes Guimarães (Leça da Palmeira)
Tel.: 935222148
Web: matosinhossport.pt
Todos os dias das 09h00 às 19h00, até 15 de setembro
Preço por dia útil completo: crianças/jovens – 3 euros; adultos 5 euros. Ao fim de semana: crianças/jovens – 3,50 euros ; adultos – 6 euros

Piscina da Quinta da Gruta, Maia
Rua João Maia, 540 (Maia)
Tel.:  229870292
Web: visitmaia.pt
Todos os dias, das 09h00 às 19h00, até 13 de setembro
Preços por dia completo: dos 3 aos 14 anos e com mais de 60 anos – 6,27 euros; dos 15 aos  60 anos 7,84 euros. Os munícipes têm desconto.

Piscina da Granja, Vila Nova de Gaia
Rua Engenheiro Rocha Melo, 1 (Arcozelo)
Tel.: 961867426
Todos os dias, das 09h30 às 19h30, até 30 de setembro
Preço por dia completo: criança (até 17 anos inclusive) e sénior – 4 euros; adulto – 6 euros