Piano para todos em três jardins de Lisboa

Jardim Bordallo Pinheiro (Fotografia Leonardo Negrão)
O festival itinerante Piano City terá três jardins públicos de Lisboa como cenário. No final de setembro, entre dias 27 e 29, o evento criado pelo músico alemão Andreas Kern virá pela primeira vez à capital portuguesa, depois de já ter passado por Milão, Nápoles, Palermo, Lecce, Pordenone e Madrid. Jardins nos bairros de Alvalade, Campo Grande e Campo Pequeno serão o palco da edição.

“Popular, transversal e inclusivo”, assim se define o evento que apresenta uma programação de música clássica, jazz internacional, fado-jazz, jazz-flamenco, música eletrónica e música ambiente. os convidados são artistas portugueses e internacionais, pianistas consagrados, mas também jovens talentos, escolhidos entre os melhores alunos da Escola Superior de Música de Lisboa e da Academia Nacional Superior de Orquestra.

Integrado no programa Festas na Rua, esta primeira edição, que tem como padrinho o grande pianista Júlio Resende, abre na sexta, 27 de setembro, às 19 horas, na Biblioteca Palácio Galveias, com a atuação da intérprete clássica Ana Beatriz Ferreira, de Paulo Pacheco, que tocará “Uma Noite Portuguesa”, e de Vasco Dantas, que interpretará “Fados, Folias e Outras Danças Portuguesas”.

Entre os artistas internacionais, destacam-se os norte-americanos Uri Caine e Dan Tepfer; os espanhóis Rosa Torres Pardo, Sira Hernández, Moisés Sánchez, Alex Conde e Susana Gómez Vázquez; os italianos Andrea Bacchetti e Alessio Masi, Alessandra Ammara e Alessandra Toni. Também relevante é a presença do grupo de jovens do Estúdio de Piano Roberto Prosseda, empenhados na redescoberta da música italiana para piano, desde o século XVIII ao século XX.

Os jardins escolhidos para esta edição são o jardim da Biblioteca Palácio Galveias, uma casa senhorial do século XVII, que agora abriga uma importante biblioteca municipal; o Jardim dos Coruchéus, que envolve um complexo municipal de cultura, composto pelo edifício setecentista com o mesmo nome, a galeria Quadrum, os Ateliês dos Coruchéus, espaços de trabalho e de residência para artistas contemporâneos e pelo espaço Coruchéus – Um Teatro em Cada Bairro; e, finalmente, o jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, dentro do qual se encontra o Jardim Bordallo Pinheiro, povoado pelas emblemáticas figuras do artista.

O Piano City Lisboa é um evento organizado por Darcos e TopArtEspaña, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa Cultura e Bibliotecas de Lisboa, com o principal contributo da Plenitude Portugal, do universo empresarial Eni.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend