Já é possível visitar o Paço Episcopal do Porto

Foram tantos os pedidos de visita à casa dos bispos do Porto que, ao fim de 600 anos de existência, o Paço finalmente começou a receber visitas guiadas. Lá dentro, encontra-se parte da história da cidade.

Pela primeira vez, em 600 anos, abrem-se as portas do Paço Episcopal, a residência do Bispo do Porto, no Terreiro da Sé do Porto, depois de muitos pedidos para o visitar. O edifício terá sido construído no século XIII, dentro da antiga Muralha Fernandina, mas até aos dias de hoje já sofreu diversas modificações – contando-se entre elas uma renovação cujo projeto é atribuído a Nicolau Nasoni, em 1737. Posteriormente, o edifício foi estratégico na defesa da cidade durante o Cerco do Porto, mantendo algumas marcas dessa resistência e chegou a albergar a Câmara Municipal.

Atualmente é lá que se funcionam os serviços da Diocese do Porto e serve de residência ao Bispo do Porto.

E, desde o início deste mês, também faz parte dos circuitos turísticos da cidade, já que todos podem participar nas visitas guiadas que se realizam todos os dias, excepto quarta-feira e domingo, ficando a saber mais sobre o solene edifício ao longo de trinta minutos.

A visita ao palácio começa na escadaria monumental em granito, mas os tetos trabalhados em tons pastel – que vão acompanhar toda a visita – são motivo para se passar boa parte do tempo de olhos no ar. O caminho segue pelas salas dos Espelhos, do Brasão e da Capela, e até se chegar à Sala das Audiências, que ainda hoje é usada pelo bispo D. António Francisco dos Santos. Dali, tem-se uma vista panorâmica de todo o Terreiro da Sé e por isso é melhor ter máquina fotográfica à mão.

A visita prossegue para a Sala do Trono, majestosa e em tons de vermelho, e continua pela sala de exposições temporárias, que são criadas a partir do acervo da Diocese do Porto. A última paragem é no miradouro com uma impressionante vista sobre o rio Douro, de onde se consegue alcançar também a Muralha Fernandina, a zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia e a Ponte Luiz I. Numa segunda fase, o jardim integrará igualmente a visita.

 

Visitas ao Paço Episcopal

Terreiro da Sé, Porto
Tel.: 223392330
Horário: Segunda, terça, e de quinta a sábado das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Bilhetes: 5 euros
Web: diocese-porto.pt

 

Curiosidade
Os aposentos pessoais do bispo não fazem parte da visita guiada, mas em algumas visitas, tem acontecido o bispo D. António Francisco dos Santos cruzar-se com os visitantes.