Odemira: hotel de charme com essência alentejana

O sudoeste alentejano já tem um hotel de charme com arquitetura contemporânea. Chama-se Enigma - Nature & Water Hotel e fica no Vale do Juncal, perto de São Teotónio. A essência, essa, é tipicamente alentejana.

Ao contrário de muitas zonas do litoral português, por norma repletas de hotéis, o sudoeste alentejano é, sobretudo, reconhecido pelos seus turismos rurais, alguns dos melhores do país. Espaços quase sempre localizados no meio da natureza, de arquitetura tradicional e tratamento personalizado. Quantos a hotéis modernos, de design, nem vê-los.

O Enigma – Nature & Water Hotel, unidade de quatro estrelas inaugurada no passado mês de junho vem, precisamente, acrescentar um serviço até agora quase inexistente nesta parte do território. Um hotel «puro e duro» – com 20 quartos duplos, duas suites, um apartamento T2, auditório e restaurante gourmet –, não se pense, contudo, que se trata de um alojamento de massas. Belo pelo contrário.

A começar pela localização. Situado no Vale do Juncal, em São Teotónio, a uns escassos minutos da Zambujeira do Mar, para lá chegar é preciso sair da Nacional 120 e andar cerca de dois quilómetros numa estrada local.O mesmo é dizer que fica no meio do nada, imerso no sossego e paisagem tipicamente alentejanas. A natureza é, aliás, uma suas marcas distintivas, tal como o nome indica. Se é verdade que se te trata de uma construção moderna (a arquitetura e a decoração interior estão a cargo do atelier Arquitetos Freire de Oliveira), está-se em contacto permanente com a paisagem, seja a tomar o pequeno-almoço, seja na varanda dos seus confortáveis quartos. Ou nas piscinas.

Além de uma grande piscina exterior têm também uma piscina interior, spa com vários tratamentos e ginásio. Ginásio onde, por exemplo, é possível ter aulas de pilates, um tipo de serviços a que normalmente só se tem acesso quando se está no «nosso » ginásio. Proporcionar experiências aos hóspedes é mesmo uma das grandes linhas orientadoras do hotel. Na porta de entrada não só há bicicletas à disposição para quem se quiser aventurar pelos trilhos existentes nas redondezas, mas também um programa especifico para quem quiser descobrir o litoral alentejano a pedalar.

Mas há mais, muito mais experiências. Passeios dedicados à observação das aves, passeios de jipe, de balão, a cavalo, aulas de surf ou tours à medida. Os responsáveis garantem que a imaginação dos hóspedes é o único limite. Tratando-se do alentejo a gastronomia não podia faltar, naturalmente. No restaurante Enigma Flavours há um menu à la carte onde é possível encontrar vários pratos da cozinha tradicional portuguesa e pratos internacionais, mas são os sabores alentejanos quem mais ordena. O pequeno-almoço tem igualmente toque caseiro. «Mais do que um hotel, uma experiência » ou «Porque você é único» são dois dos lemas da casa. Não parece ser apenas conversa fiada.

 

Enigma – Nature & Water Hotel
Sitio do Vale do Juncal (São Teotónio)
Tel.: 283098186
Web: enigmahotels.com
Preço: Quarto duplo a partir de 93.50 euros por noite (pequeno-almoço incluído)