O que há para conhecer na rua dos croissants do Careca

Começou por ser um bairro social onde, em 1957, passou Isabel II de Inglaterra. Hoje, a «Rua das Lojas» está concentrada num quarteirão repleto de comércio.

Como se não bastasse ter o nome do reconhecido navegador, militar e cosmógrafo português Duarte Pacheco Pereira (1460 – 1533), uma das mais emblemáticas ruas do Restelo transborda história. E os «filhos do bairro» sabem-no bem. Uns recordam que na génese urbanística esteve a construção de um bairro social que no início dos anos 1950 albergou diversas famílias numerosas. Outros chamam a atenção para o facto da Rainha Isabel II de Inglaterra ter visitado o bairro e de ter passado no Centro Comercial do Restelo, o primeiro ao ar livre no país e que está classificado como Monumento de Interesse Público. Aliás, ainda hoje e ao lado da placa com o nome da rua, a sinalética indica «zona comercial».

Mas são muitos os que preferem chama-lhe «Rua das Lojas». Afinal, no quarteirão de arcadas da arquitetura modernista portuguesa, cada porta dá para um estabelecimento comercial, cuja fachada tem alguns azulejos Querubim Lapa. Uma “exposição” que pode ser admirada por quem passeia na zona pedonal.

 

es092-mapa